Ele escreveu: “Todas as pessoas casadas deveriam saber pelo menos isto: Ele não podem fazer um trabalho melhor, e fazer nada que seja mais valioso tanto para Deus, para o Reino de Cristo, para todo o mundo, para eles próprios e para seus filhos do que criar seus filhos bem”.
A maioria dos protestantes são membros de um punhado de famílias denominacionais: adventistas, anabatistas, anglicanos/episcopais, batistas, calvinistas/reformados, luteranos, metodistas, morávios/hussitas, pentecostais, quakers e valdenses.
A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.
Para o catolicismo, não é necessário negar a autoridade da Igreja para salvaguardar a autoridade da Bíblia. O protestantismo não reconhece senão a autoridade das Escrituras, negando a tradição católica e apregoa o livre exame das Bíblia sem a intermediação da Igreja.
Vida pessoal de Martinho Lutero
Em 1525, ele casou-se com Catarina de Bora (Katharina von Bora), uma freira que abandonou seu convento com o advento da Reforma Protestante. Lutero e Catarina tiveram seis filhos: Hans, Elisabeth, Magdalena, Martin, Paul e Margarethe.
21 curiosidades que você vai gostar
Elas sentiam-se bem com a vida monástica, pois estavam acostumadas e familiarizadas com os horários e as regras fixas, com a vivência da espiritualidade e com as mulheres com quem compartilhavam a vida religiosa. É importante lembrar que houve mulheres que aderiram à Reforma, mas lutaram para permanecer no convento.
Logo após o seu rompimento com a Igreja Católica, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, permitindo que qualquer indivíduo pudesse fazer a leitura da Sagrada Escritura sem qualquer mediação. O ex-monge morreu de causas naturais em 18 de fevereiro de 1546.
Dois anos mais tarde, o papa Leão 10 ameaça puni-lo caso não revogue suas teses; em dezembro de 1520, o rebelde queima a bula papal em protesto, além de um livro de leis católicas e várias obras de seus opositores. Agora Martinho Lutero rompera definitiva e irreversivelmente com Roma.
O que são as 95 teses de Lutero? Elas foram publicadas na Paróquia de Wittenberg, na Alemanha, em 1517, e contestavam a venda de indulgências. O fenômeno da Reforma Protestante, ocorrido na Europa do século XVI, foi um dos mais importantes da chamada Idade Moderna.
Martinho Lutero, um católico romano fervoroso, decidiu entrar para o claustro num mosteiro Agostiniano, sendo ordenado padre em 1507.
"Sem Catarina, Lutero teria sido muito mais pobre e incapaz de fazer certas coisas como publicar e viajar", diz Tucker. De personalidade forte, Catarina foi uma mulher pouco convencional para o século 16.
Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.
O protestantismo é uma divisão do cristianismo, criado com a Reforma Protestante do século XVI na Europa e que teve como liderança Martinho Lutero. Esse movimento marcou o fim da unidade cristã na Europa Ocidental.
Os dois nomes referem-se aos cristãos que romperam com a Igreja Católica durante a Reforma Protestante. O termo “protestante” vem do documento formal de protesto – Protestatio – que os luteranos apresentaram em uma assembleia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja.
Na maioria das Igrejas Protestantes históricas, por não existir qualquer processo de canonização em suas doutrinas, a palavra é usada para significar um compromisso verdadeiro com Deus e seus ensinamentos, ou seja, essa pessoa sabe que é impossível ser perfeita como Jesus foi, mas sabe também que depois de sua ...
Protestantismo históricoAssembleias de Deus (29.12%)Igrejas Batistas (8.8%)Congregação Cristã no Brasil (5.41%)Igreja Universal do Reino de Deus (4.43%)Igreja do Evangelho Quadrangular (4.27%)Igreja Adventista do Sétimo Dia (5.24%)Igrejas Luteranas (2.36%)Igrejas Presbiterianas (2.17%)
Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro.
Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências.
Quanto tempo pode durar uma reação alérgica?
Qual colírio substitui o Hyabak?
Quais são os números de emergências?
Quais perguntas interessantes?
Qual produto é bom para limpar sofá de camurça?
Qual a altura das estátuas da Havan?
Quais são os movimentos axiais?
O que é um texto narrativo exemplo?
Qual é o principal objetivo dos jogos indígenas?
Como escolher caixa de gordura?
Qual a forma mais saudável de fritar um ovo?
Quais são as bactérias boas do intestino?
Quais são os sistemas de informação em saúde no Brasil?