O indivíduo aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade.
O conceito de construção do conhecimento, Construtivismo, Senso comum e o conhecimento empírico e científico. Conhecimento é a forma que aprendemos o mundo. É a relação entre sujeito e objeto, onde o sujeito é aquele que aprende e o objeto aquilo que é aprendido.
Situa-se o sujeito lá onde ele produz sentido: na relação com o objeto. Entende-se objeto como o mundo do não-sujeito, ou seja, como meio fisico ou social. A relação sujeito objeto define o sujeito no sentido formal e o constitui como ser. Trata-se de uma relação radicalmente ativa.
Piaget explica a interação pelos conceitos de assimilação, acomodação e adaptação. Do equilíbrio desses processos advém uma adaptação ao mundo cada vez mais adequada e uma consequente organização mental.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
O sujeito epistêmico é um sujeito social, que compartilha e debate hipóteses", conclui. Outra concepção diretamente derivada da obra de Jean Piaget é a noção de que, se todos têm as mesmas possibilidades de construir conhecimento, então todos podem aprender.
Sujeito é um ser que tem uma consciência e experiências únicas ou uma entidade que tem um relacionamento com outra entidade que existe fora de si mesma (chamado de "objeto") . Um sujeito é um observador e um objeto é uma coisa observada.
O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência. O que equivale a responder: "o conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possível".
Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade , por meio da qual os objetos são dados na intuição . O entendimento , por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos .
Fala-se aqui de uma teoria do conhecimento ou gnosiologia (de gnosis=conhecimento), depois filosofia da ciência e mais recentemente, epistemologia (episteme=ciência). Toda prática pedagógica tem subjacente uma concepção de conhecimento e supõe uma teoria de aprendizagem.
Dentro desta perspectiva, promover um espaço de reflexão sobre a relação entre a teoria do conhecimento, a epistemologia (sobre a epistemologia, veja mais em: Pesquisa Social e Epistemologia) e processos de ensino e aprendizagem torna-se relevante para qualquer projeto que vise à transformação do processo educativo.
Como se pronuncia en inglês All?
Como abrir uma peixaria delivery?
Como se pronuncia a palavra exílio?
O que significa equívoco no dicionário?
Quanto custa para montar um pequeno bar?
O que precisa para montar uma empresa de plotagem?
Quais as etapas para fazer um briefing?
Quais são os elementos que podem ser ajustados em um articulador semi Ajustavel?
O que é necessário para fazer um terrário?
O que significa a palavra concerto e conserto?
Como fazer um banco de dados simples?