A formação do trombo ocorre em razão de uma agregação plaquetária no local que sofreu injúria. Em algumas ocasiões, o trombo também pode surgir graças às alterações no fluxo sanguíneo, geralmente quando sua velocidade está diminuída.
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
Tipos de Trombose
Uma trombose venosa é classificada como um trombo (coágulo de sangue) que se formou em uma veia. Veias são os vasos sanguíneos que (geralmente) levam o sangue de volta para o coração.
Em outros casos, pode ocorrer a formação de redemoinhos, que levam ao surgimento dos coágulos. Esse último caso é muito comum nas regiões das aurículas e átrios de pacientes que apresentam problemas de coração. O paciente também pode apresentar um aumento progressivo das plaquetas, favorecendo, assim, o surgimento da trombose.
São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial. As proteínas deste processo são produzidas no fígado humano, e são encontradas em todo o sangue. O primeiro é fisiológico e os dois seguintes são patológicos. É importante relatar que o trombo só ocorre em seres vivos.
Ouvir: Trombose. Fatores determinantes da trombose A trombose pode ser definida como uma coagulação do sangue no interior dos vasos sanguíneos. Nesse processo ocorre a formação de trombos, também chamados de coágulos, que podem estar localizados em qualquer parte do nosso corpo.
Caso um trombo venha a bloquear o sangue que vai para o coração ou para o encéfalo, pode ocorrer a morte do paciente. O surgimento de uma trombose pode estar relacionado com alterações da parede vascular, do fluxo sanguíneo ou então dos constituintes do sangue.