Indica posse, prerrogativa, atribuição de algo a alguém: De quem é essa caneta?; um direito de todos os cidadãos; uma conquista de todos nós; 12. Indica relação com algum assunto (com uso equivalente ao da prep.
Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
Eu me chamo. Considerando que em português, tal como em espanhol, o pronome pessoal enquanto sujeito pode ser omitido, a palavra eu, neste caso, pode também ser omitida da frase.
Se o outro entendeu. Em ‘Vai dá certo’, como se vê, há duas formas verbais flexionadas: vai, do verbo auxiliar ir, e dá, do verbo principal, dar. A Gramática explicita: na locução verbal, como é o caso, o verbo auxiliar flexiona, e o principal, não.
Dia atrás publiquei a dica Como Dizer “Vai Que Dá Certo” em Inglês?. Então, várias pessoas acharam que eu estava falando da expressão vai dar certo. Alguns leitores e leitoras até puxaram minha orelha por ter escrito dá e não dar. Mas, vai que dá certo e vai dar certo são expressões diferentes.
No caso de dá ou dar, depende. As duas formas existem no português, pois ambas são distintas conjugações do mesmo verbo, porém com emprego em contextos diferentes. Confira mais a respeito dessa diferença entre “dá” e “dar”, só aqui no Gestão Educacional!
Qual foi o resultado da revolta dos Malês?
Quem tem pressão alta pode tomar espironolactona?
Como escolher o título de um trabalho?
Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar por conta própria?
Quando o recurso ordinário será julgado pelo Supremo Tribunal Federal?
Como calcular o Escore-z no Excel?
O que quer dizer a palavra precede?
O que a tensão muscular pode causar?
Quantas calorias tem uma fatia de bolo Low Carb?
Quanto ao concurso de crimes no concurso real?