Dentro do plano teórico, Rosa menciona que todo Plano de Gerenciamento de Crises possui alguns pontos básicos como: avaliação das crises mais prováveis; comando das situações de crise; doutrina da crise; base de dados; definição do Porta-voz; e auditoria de crise (ROSA, 2003:72).
O gerenciamento de crise, também chamado de gestão de crise, é um conjunto de práticas que têm como objetivo lidar com um problema inesperado, interno ou externo, que pode causar prejuízos financeiros e para a reputação da empresa.
O gerenciamento de crise é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise com objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em uma empresa ou instituição.
9 dicas para gerenciar crises na empresa
Como processo, o gerenciamento de crises pode ser dividido em três fases:
Deve-se ter em mente que em cenários de crise é preciso cumprir steps como:
Alternativas táticas são todas as opções disponíveis aos comandantes da operação para atuarem em uma situação crítica, buscando alcançar, assim, o melhor resultado possível para a resolução do evento crucial.
O planejamento do gerenciamento de crise incluí a preparação, o desenvolvimento de processos, os testes e os treinamentos. Para elaborar um CMP eficaz, você deve seguir estas etapas: Identifique os membros da equipe de gerenciamento de crise. Documente quais critérios serão usados para determinar se uma crise ocorreu.
Conheça o SoftExpert Excellence Suite e entenda como ele pode lhe ajudar no gerenciamento de crises. Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.
A gestão de crise se caracteriza por um plano de ações criado para diminuir os impactos causados por uma situação adversa que a organização atravessa. Além disso, deve buscar maneiras de se prevenir que esse problema volte a acontecer no futuro.
Uma crise pode ser definida como uma ameaça significativa para operações, podendo ter consequências negativas se não forem tratadas adequadamente. No gerenciamento, a ameaça é o dano potencial que uma crise pode causar a uma organização, seus stakeholders e a sua reputação. Uma crise pode criar três ameaças relacionadas:
Como imprimir certificado na folha inteira?
Quais os cuidados que devem ser tomados na montagem e desmontagem dos rolamentos?
Qual a importância do conhecimento teológico?
Quais os riscos de não se alongar corretamente?
Quanto tempo demora o curso de Agrimensura?
Quais são as espécies de tributos e os motivos de sua existência conforme a CF e CTN?
Quais os cuidados necessários ao paciente quando for submetido a cardioversão?
Pode ficar no ventilador com gripe?
Para que serve a casca do limão ralado?
O que significa a palavra venha?