A fé e o amor no ensino de Paulo. Assim, fé e amor têm uma correlação inigualável. Aos efésios, Paulo escreveu “Pelo que, ouvindo eu também até que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos (Ef 1.15).
A fé e o amor no ensino de Paulo.
O apóstolo nos diz que o amor é a fonte da justiça de Deus imputada ao pecador, concedida pela graça por meio da fé. Segundo o ensino do apóstolo, há uma correlação necessária entre a fé em Cristo e o amor entre os irmãos.
Paulo não abre mão da verdade, porque sabe que a verdade dói, mas liberta. “Será que me tornei inimigo, só porque lhes disse a verdade?” (Gl 4,16). “Quem foi que colocou obstáculo para que vocês não obedeçam mais à verdade?” (Gl 5,7). ... O apóstolo Paulo se entende como “servo de Cristo” (Gl 1,10), que é servo de Deus.
O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Aos coríntios Paulo escreveu: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” (1 Co 13.13). Assim, as três virtudes que formam uma tríade especial nos ensinos de Paulo são a fé, o amor e a esperança. Tais virtudes devem participar da vida da igreja local.
16 curiosidades que você vai gostar
Paulo era moralmente disciplinado como poucos no seu tempo foram, sustentava-se sozinho para não prejudicar o crescimento da Igreja, deu sempre mais do que podia em prol da obra de Deus. Como homem e cristão era arrojado e sabia sempre em que direção seguir. Esta, era sempre a direção que Deus lhe indicava.
Nestes dias de isolamento social, ao escrever uma mensagem pastoral endereçada à comunidade acadêmica, citei as três virtudes cristãs (fé, esperança e amor) mencionadas pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Um dos principais motivos pelos quais Paulo escreveu essa epístola foi expressar gratidão pelo afeto que os santos de Filipos lhe demonstraram e pelo auxílio financeiro que lhe prestaram durante sua segunda viagem missionária e seu encarceramento em Roma (ver Filipenses 1:3–11; 4:10–19; ver também; Bible Dictionary na ...
Como preparar o café para torrar?
Como os cientistas trabalham e como fazem suas descobertas?
Quanto tempo dura uma entorse no punho?
Quais as células do músculo cardíaco?
Qual o melhor boldo para o fígado?
Como um cego faz para se limpar?
O que os clientes esperam de uma empresa?
Como saber quando devo trocar as pastilhas de freio?
O que é simetria no plano cartesiano?
Como os astecas mantinham os povos conquistados sobre seus domínios?
Como Descompartilhar pasta no OneDrive?
Como saber se uso calcário Calcitico ou dolomítico?
Como saber se fraturei o quadril?
Como fazer do meu filho um digital Influencer?
Pode molhar placa de gesso 3d?
Como saber se você precisa de ajuda?
Porque os pais têm preferência por um filho?
Qual a importância de uma brinquedoteca para a educação infantil?
Por que a poesia trovadoresca tinha estreita ligação com a música?