A fé e o amor no ensino de Paulo. Assim, fé e amor têm uma correlação inigualável. Aos efésios, Paulo escreveu “Pelo que, ouvindo eu também até que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos (Ef 1.15).
A fé e o amor no ensino de Paulo.
O apóstolo nos diz que o amor é a fonte da justiça de Deus imputada ao pecador, concedida pela graça por meio da fé. Segundo o ensino do apóstolo, há uma correlação necessária entre a fé em Cristo e o amor entre os irmãos.
Paulo não abre mão da verdade, porque sabe que a verdade dói, mas liberta. “Será que me tornei inimigo, só porque lhes disse a verdade?” (Gl 4,16). “Quem foi que colocou obstáculo para que vocês não obedeçam mais à verdade?” (Gl 5,7). ... O apóstolo Paulo se entende como “servo de Cristo” (Gl 1,10), que é servo de Deus.
O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Aos coríntios Paulo escreveu: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” (1 Co 13.13). Assim, as três virtudes que formam uma tríade especial nos ensinos de Paulo são a fé, o amor e a esperança. Tais virtudes devem participar da vida da igreja local.
16 curiosidades que você vai gostar
Paulo era moralmente disciplinado como poucos no seu tempo foram, sustentava-se sozinho para não prejudicar o crescimento da Igreja, deu sempre mais do que podia em prol da obra de Deus. Como homem e cristão era arrojado e sabia sempre em que direção seguir. Esta, era sempre a direção que Deus lhe indicava.
Nestes dias de isolamento social, ao escrever uma mensagem pastoral endereçada à comunidade acadêmica, citei as três virtudes cristãs (fé, esperança e amor) mencionadas pelo apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Um dos principais motivos pelos quais Paulo escreveu essa epístola foi expressar gratidão pelo afeto que os santos de Filipos lhe demonstraram e pelo auxílio financeiro que lhe prestaram durante sua segunda viagem missionária e seu encarceramento em Roma (ver Filipenses 1:3–11; 4:10–19; ver também; Bible Dictionary na ...
Quais são os sinais vitais do ser humano?
Como é um submarino por dentro?
Quem são os Cavaleiros de Prata?
O que é cultura na sociologia?
Onde doar óculos de grau em Curitiba?
O que significa souto em Portugal?
Para que serve o Green Select?
O que é tipo penal misto alternativo?
Pode entrar com a mesma ação duas vezes?
Quais são as etapas da avaliação heurística?
Qual a multa por excesso de passageiro?
O que vem a ser doação inoficiosa?
O que acontece se colocar açúcar no shampoo?