A ideia de democracia racial, em que as várias raças que compõem a sociedade brasileira se integraram e convivem pacificamente – diferentemente da segregação racial que ocorreu nos Estados Unidos, por exemplo – não é bem aceita pela comunidade científica atualmente.
Ele defendia a mestiçagem e a maneira de ser do português católico em contraponto com o protestante inglês. Esta mistura de raças será decisiva para construir uma sociedade diferente daquela existente dos países anglo-saxônicos.
Desta maneira, Freyre propõe que os negros no Brasil não sejam considerados inferiores, mas sim estudados como indivíduos inferiorizados. Este viés da obra de Freyre leva-nos à uma questão importante: a da caracterização de Freyre a respeito da leniência da escravidão no Brasil.
Para Gilberto Freyre, a miscigenação era positiva. ... Para Freyre, o Brasil colonial apresentou uma sociedade que miscigenou e integrou africanos, índios e brancos, e era isso que teria formado uma raça mais forte, mais intelectualmente capaz e com uma cultura mais elaborada.
Gilberto Freyre substitui a noção de raça pela noção de cultura, o que possibilitou uma nova concepção das sociedades, que deveriam ser analisadas em suas especificidades, como um fato sui generis. O autor transforma a negatividade do negro e do mestiço em positividade.
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Podemos dizer que Gilberto Freyre contribuiu para a naturalização da mestiçagem, ao atribuir sua origem a um fator constitucional que poderia, segundo ele, ser facilmente demonstrado em relação ao colonizador português.
Influenciado pela Antropologia Cultural e pela Psicanálise, Gilberto Freyre valorizou a sexualidade como elemento capaz de promover a integração entre as três raças: o branco europeu, os indígenas do continente e os negros africanos. O produto dessa confraternização era o mestiço.
Para Gilberto Freyre, a sociedade brasileira era o resultado da miscigenação cultural entre portugueses, indígenas e negros. O colono português chegado ao novo território não rejeitou a mulher indígena, nem a negra, ao contrário do que ocorreu na América anglo-saxônica.
Com a publicação, em 1933, do livro Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre revolucionou a historiografia brasileira. Em vez do registro cronológico de guerras e reinados, passou a estudar o cotidiano por meio da história oral, documentos pessoais, arquivos públicos, de jornais e fontes até então ignoradas.
É possível afirmar que a resposta de Gilberto Freyre: a) reforça o preconceito racial dos antigos senhores escravocratas. b) desrespeita a figura da mulata. c) pondera a questão do racismo no Brasil com a evidência de que há democracia racial, ainda que imperfeita.
Darcy Ribeiro preocupou-se em identificar uma cultura nacional do povo brasileiro que não anulasse nenhuma das culturas presentes em nosso território e nem separasse, como em “caixas” de classificação, cada uma das diferentes culturas.
O livro sublinha o quanto a sociedade brasileira era patriarcal, destaca aspectos do cotidiano na colônia (por exemplo, ficamos sabendo, a partir de Freyre, que quase não havia escolas, as crianças eram criadas no mato).
Além disso, Casa-Grande & Senzala enfatiza a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre os brancos, principalmente portugueses, dos escravos negros das várias nações africanas e dos diferentes povos indígenas que habitavam o Brasil.
Freyre admite em sua sociologia a consideração de aspectos dispares, heterogêneos, biológicos, culturais, me- sológicos na determinação de uma cultura singular. Na obra da juventude, a dimensão cultural é predominante, enquanto que na maturidade a dimensão mesológica tende a se tornar dominante.
Cruzamento de raças ou de etnias distintas.
Miscigenação é o processo gerado a partir da mistura entre diferentes etnias. Os seres humanos miscigenados apresentam características físicas típicas de várias "raças". O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica (que ainda pode ser chamada de mestiçagem ou caldeamento) é considerado mestiço.
Afirma MUNANGA que: "A mestiçagem tanto biológica quanto cultural teria entre outras conseqüências, a destruição da identidade racial e étnica dos grupos dominados, ou seja, o etnocídio.
Miscigenação ou mestiçagem significa a mistura de elementos de diferentes etnias, religiões, arte, e que vão originar um terceiro elemento. A miscigenação é uma das características marcantes do povo e da cultura brasileira.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Os primeiros mestiços brasileiros nasceram das uniões entre indígenas e portugueses, em regra mulheres indígenas e homens brancos. Para referir-se aos filhos destas uniões os portugueses empregavam a palavra mameluco, enquanto entre indígenas uma palavra adotada com o mesmo significado era caboco ou caboclo.
Raízes do Brasil é um livro clássico e faz parte das leituras obrigatórios para quem deseja compreender o Brasil atual a partir de sua estruturação social. A obra marca, também, uma ruptura científica, quando cientistas brasileiros passam a investigar e explicar o país a partir de sua própria história social.
É importante ressaltar que tal política da memória subjaz ao argumento central de Casa grande & senzala no qual Freyre celebra a mistura racial e o encontro fundante da nação brasileira entre colonizador português e escravo africano.
No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho.
Darcy Ribeiro ressalta a possibilidade de a brasilidade ter começado a se fixar quando a sociedade local enriqueceu, em momento em que já constava na colônia a maciça presença dos afrodescendentes. A partir da segunda metade do século XVI, em meio ao processo de hibridação, chegam os africanos.
Sua visão de educação foi profundamente influenciada pelo movimento Escola Nova, que procurava renovar a educação opondo-se aos métodos tradicionais de ensino e tornando a escola instrumento de combate às desigualdades sociais. Compartilhava, portanto, muitos princípios e da amizade de Anísio Teixeira.
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