A formação de desertos acontece, principalmente, a partir do processo de desertificação do solo, que consiste na perda de vegetação através da ação do homem, por meio de técnicas de cultivo inadequadas e desmatamento descontrolado. ... A maioria dos grandes desertos fica em regiões subtropicais.
A origem dos desertos está diretamente ligada ao clima da Terra. Não por acaso, a maioria deles se situa nos trópicos, onde zonas de alta pressão impedem que a superfície seja umedecida. ... Quando chega perto da superfície, é atraído pela região vizinha, de baixa pressão — e o ciclo recomeça.
O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido, ocupando-as com o cultivo da monocultura.
Geralmente, a combinação de diferentes fatores climáticos faz com que, com o passar do tempo, uma área verde ou ecúmena transforme-se em uma área desértica, que apresenta condições naturais inóspitas (desfavoráveis à ocupação humana).
Os desertos são influenciados por climas áridos e semiáridos. Em alguns deles, a temperatura durante o dia pode atingir os 50°C, mas, durante a noite, pode cair para abaixo de zero. ... Deserto é o nome usado para designar uma região quase desabitada e desprovida de água da chuva ou de rios.
Como Acontece a Formação Dos Desertos? Os desertos são regiões vistas com um misto de fascínio e mistério, pois em geral são ambientes distantes da nossa realidade. Porém, toda aquela extensão de areia que existe nesses ambientes não surgiu do nada e a forma como ela se formou é fascinante.
Os desertos também são classificados por sua localização geográfica e padrão climático predominante, como ventos alísios, latitudes médias, barreiras anti-chuvas, costeiros, de monção, e polares. Antigas áreas desérticas presentes em regiões não-áridas formam os chamados paleodesertos. Há ainda os desertos extraterrestres, em outros planetas.
Do mesmo modo que no caso anterior, as áreas atingidas passam a ficar com baixa umidade do ar e raríssimas chuvas, transformando-se em grandes desertos. Um exemplo clássico é o deserto do Atacama, no Chile, que surge pela presença da Corrente de Humboldt no Oceano Pacífico.
Comparando-se com regiões mais úmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra é desértica.
Como fazer com que o Meu cão Me respeite?
Precisa de licença para paramotor?
Qual é o dinossauro que existe em 2021?
O que diz o Código Civil sobre a lei do silêncio?
Quais são os tipos de estímulos sensoriais?
O que é uma pessoa Frutariana?
O que fazer para perder peso à noite?
Qual é a melhor zona de São Paulo?
Qual a forma decimal de 50 100?
Como a água pode faltar nas próximas décadas?
Como saber se estou com verme solitária?
Qual a possibilidade das ações da Oi subir?
Quantas vezes por semana devo regar as plantas?