O regionalismo tem uma tradição de quase 150 anos na literatura brasileira. Surgiu em meados do século 19, nas obras de José de Alencar, de Bernardo Guimarães, de Alfredo d Escragnole Taunay e de Franklin Távora e pode-se dizer que há textos de cunho regionalista em nossa literatura até o final do século 20.
Regionalismo é entendido como particularidades de uma determinada região que dissemina uma mesma cultura, seja através da linguística, da política ou da literatura. Nesse sentido, o Brasil é hoje um país marcado por diversos regionalismos, que ajudaram a compor a pluralidade de culturas da nação.
Significado de Regionalismo
[Linguística] Palavra, expressão, locução ou significado específico que traz particularidades linguísticas próprias de uma região, geralmente provenientes de uma cultura particular.
O romance regionalista surgiu no século XIX com a intenção de retratar lugares e personagens brasileiros que eram ignorados pela maioria dos escritores da época. Os escritores do Romantismo do início do século XIX sentiram a necessidade de criar um panorama dos espaços brasileiros.
O “Romance de 30” reúne diversas obras de caráter social da segunda fase do modernismo no Brasil (1930-1945). Influenciados pelo movimento Neorrealista, esses romances são chamados de romances neorrealistas ou romances regionalistas. Isso porque abordam aspectos de algumas regiões do país, como a seca do Nordeste.
22 curiosidades que você vai gostar
O romance regionalista veio mostrar as contradições e conflitos de um Brasil que se queria moderno, urbano e industrializado, mas guardava também traços arcaicos em sua diversidade regional. O Brasil não era composto apenas de seus estados mais desenvolvidos ou de seus modernos centros urbanos em expansão.
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
O Romance Regionalista é marcado pela busca do redescobrimento do Brasil e sua diversidade regional e cultural. Constitui uma das mais importantes e frequentes na literatura brasileira, tem no vínculo direto com o real expressões utilizadas ainda hoje.
O regionalismo tem uma tradição de quase 150 anos na literatura brasileira. Surgiu em meados do século 19, nas obras de José de Alencar, de Bernardo Guimarães, de Alfredo d Escragnole Taunay e de Franklin Távora e pode-se dizer que há textos de cunho regionalista em nossa literatura até o final do século 20.
Entre as principais características e influências do romance regionalista é possível citar:É o único romance a não sofrer influências da vanguarda europeia;Arquitetado com o intuito de tomar valores específicos de culturas locais do Brasil;Ligado diretamente a grupos sociais que vivenciam suas respectivas regiões;
O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!
Significado de Regionalista
adjetivo Que se refere particularmente a uma região: literatura regionalista. Que segue ou cultiva o regionalismo. adjetivo, substantivo masculino e feminino Autor(a) de obra cuja ação ou cenário diz respeito a uma região em particular. Defensor(a) de interesses regionais.
Entre o regionalismo e a regionalização: o regionalismo pode ter consequências variadas, dentre as quais o crescimento das trocas em escala regional, aquilo que podemos chamar de uma regionalização das trocas. Mas essa relação não é unívoca e nem permanente.
De exaltação ao exótico até uma preocupação social mais efetiva, o regionalismo foi uma forma literária que focou a realidade local, algo importante para um país que buscava sua identidade cultural, bem como conhecer a si próprio.
O regionalismo é um discurso apoiado numa aliança de forças e grupos sociais que forja uma identidade referida a um espaço; forja uma idéia de história e de práticas comuns; apresenta uma leitura do passado, do presente e projeta um futuro em cima de interesses gerais remetidos a uma circunscrição territorial.
Em suma, seu conteúdo, expressava a necessidade de restituir a cultura regional nordestina, e por esse motivo, o manifesto recebe esse nome. Dessa valorização da cultura regional, surgem brilhantes nomes a partir de 1930.
O modernismo e o regionalismo, através da obra dos seus representantes maiores, desempenharam papel decisivo no sentido de melhor situar o brasileiro dentro da sua própria cultura, no sentido de integrar sua identidade à cultura plural e real do país.
Outro objetivo da literatura regionalista daquele período era representar as diferenças entre realismo e idílio, letra e oralidade, região e nação, cidade e campo, além da utilização das características do passado como forma de denunciar as falhas no presente.
Monteiro Lobato (1882-1948)
Pode-se dizer que o Romance deriva da época do Romantismo, quando o folhetim e o romance eram considerados sinônimos. A partir do século XVIII ele passou a ser considerado um gênero literário. Originalmente o Romance surgiu com os romances de cavalarias, que é considerado uma das mais ricas manifestações literárias.
Autores do romance regionalistaBernardo Guimarães (1825-1884)Franklin Távora (1842-1888)José de Alencar (1829-1877)Maria Firmina dos Reis (1822-1917)Visconde de Taunay (1843-1899)
São consideradas características do pré-modernismo: investigação e denúncia dos problemas sociais (miséria, abismos sociais, conflitos); aproximação da obra literária ao contexto sócio-político-econômico; marginalização dos personagens principais (caipira, mulato, sertanejo);
Características do pré-modernismoRuptura com o academicismo;Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana;Linguagem coloquial, simples;Exposição da realidade social brasileira;Regionalismo e nacionalismo;Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato;
Modernismo no Brasil:
Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
O projeto literário do romance da geração de 1930 foi claro: revelar como uma determinada realidade socioeconômica influenciava a vida dos seres humanos. ... A maioria dos autores do período se baseou no conhecimento pessoal da realidade nordestina para desenvolver esse projeto.
Qual o impacto da transformação digital no mercado de trabalho?
Para que serve o agachamento na parede?
Qual o pH ideal para o cabelo?
O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?
O que são as empresas globais?
Quando Bradesco paga PLR 2020?
Como jogar os jogos do celular na TV?
Como saber se ele é o pai do meu filho?
Qual era a profissão de Dédalo?
O que é o direito de acrescer em usufruto?
Quanto é o salário de um técnico de segurança do trabalho?
Quantas notas cabem em um caixa eletrônico?
Quais os tipos de exames de urina?
Quais são os tipos de hacker explique cada um deles?
Qual é o dedo anelar esquerdo?
Qual o banho que chama dinheiro?
Quantos quilômetros a XRE 300 faz com 1 litro de gasolina?