Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo. O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.
Por que o período que vai de 1500 a 1530 é conhecido como o período “Pré-Colonial”? E quais as atividades desenvolvidas pelos portugueses em terras brasileiras nesse tempo?
O período pré-colonial corresponde aos primeiros anos de colonização do Brasil pelos portugueses. Abrange dos anos de 1500 a 1530 e a principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil.
O Período Pré-Colonial começa em 1500 com o Descobrimento do Brasil e vai até 1532, com a chegada das primeiras expedições colonizadoras comandadas por Martim Afonso de Souza.
De acordo com a história do Brasil, o marco inicial do Brasil Colônia foi o momento em que D. João III encaminhou Martim Afonso de Souza, em 1530, para realizar uma expedição colonizadora no litoral brasileiro. ... Ele fundou no litoral paulista a primeira vila do Brasil, em 1532, denominada de Vila de São Vicente.
23 curiosidades que você vai gostar
Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.
Em 1530, o rei de Portugal, dom João III, mandou ao Brasil a primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Sousa. A frota trazia quatrocentos homens. Dentre seus principais objetivos estavam expulsar os piratas franceses que rondavam a costa e explorar o território em busca de ouro e prata.
O Período Pré-Colonial começa com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Ele vai até a implantação das estruturas coloniais, como as capitanias hereditárias em 1530. As duas principais marcas desse momento inicial são o escambo com os indígenas e a exploração do pau-brasil.
O período pré-colonial ocorreu de 1500 a 1535. Sua principal característica foi a quase ausência de políticas efetivas de colonização de Portugal em relação ao Brasil.
Durante o período colonial (1500-1822), os movimentos sociais mais significativos foram os dos indígenas e os dos africanos escravizados. Além disso, ocorreram vários movimentos políticos, dois deles pela independência do Brasil.
Para conter o intenso contrabando francês do pau-brasil, foram organizadas as expedições guarda-costas. ... A grande extensão da costa brasileira tornava impossível policiá-la integralmente e impedir o tráfico por contrabandistas.
História do Brasil. O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.
Os fatores que justificam isso são principalmente, o declínio do comércio de especiarias nas Índias e as constantes invasões de franceses no território português (segundo o território definido pelo Tratado de Tordesilhas).
O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822. Este período começou quando o governo português enviou ao Brasil a primeira expedição colonizadora chefiada por Martim Afonso de Souza.
1) a economia agrícola, com a exploração prioritária de um único produto; 2) a divisão do território do país em grandes propriedades territoriais, cuja posse se limitava a mão de poucos privilegiados; 3) o predomínio absoluto do trabalho escravo.
O período colonial brasileiro foi de 1500 a 1822 e se caracterizou, principalmente, pelo controle político e econômico de Portugal. Nesse período, as terras brasileiras serviram também de local para a coroa portuguesa enviar os degredados.
A economia pré-colonial baseou-se na extração e comércio do pau-brasil, madeira avermelhada encontrada no litoral brasileiro, que já era bastante conhecida na Europa. Dela extraíam-se corantes que eram utilizados para tingir tecidos.
Considerada uma sociedade organizada e curiosa, que construiu cidades desenvolvidas e economia sustentável, a África Pré-colonial já fluía muito bem e ordenada antes da colonização dos europeus. Inicialmente, o comércio era feito entre a África do Norte e a África Subsaariana.
Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir.
Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial.
Desse modo, apenas quando o comércio com as especiarias deixou de ser tão rentável e Portugal já havia desenvolvido a tecnologia para o cultivo da cana-de-açúcar (uma espécie oriunda das Índias) nas ilhas de Madeira e Açores; bem como outras nações europeias (especialmente a França) ameaçavam tomar partes do território ...
Houve diversos ciclos econômicos em nosso país desde o descobrimento em 1500. Esses ciclos se referem às atividades econômicas de destaque em períodos distintos, como ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.
Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de Tordesilhas. Com essa decisão, Portugal dividiu a colônia em 15 lotes de terra, que correspondiam, ao todo, a 14 capitanias, que foram entregues para a administração dos capitães-donatários.
Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.
Como tirar certidao simplificada da Junta Comercial?
Como tirar certidão negativa da Sefaz?
O que é certidão atualizada de matrícula de imóvel?
Como limpar o tijolo da lareira?
Como tirar certidão negativa de veículo MG?
Como tirar certidao de divórcio gratuito?
Como fazer pipoca no ZAP chef?
Tem como jogar Xbox no celular?
Qual o prazo para embargos à execução na Justiça do Trabalho?
Como emitir certidão da Justiça do Trabalho?
Como usar o aparelho de alta frequência no cabelo?
Como emitir certidão de ações cíveis?
Quais as formas de entrevista?
Pode tomar banho com adesivo de nicotina?