A Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.
As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
Oficialmente, ela vai de 476 d.C. a 1453
A Idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média.
Durante a Idade Média, a Europa viu a estruturação do feudalismo, o surgimento do Império Carolíngio, a expansão do cristianismo e o fortalecimento da Igreja Católica. Fora do contexto europeu, surge do Islamismo e a expansão dos muçulmanos pelo norte da África e pela Península Ibérica.
As condições de vida da população na Idade Média eram muito duras. A expectativa de vida era pequena, a mortalidade era bastante elevada e aqueles que ultrapassavam os quarenta anos de idade eram considerados velhos. As guerras proliferavam, as doenças eram costumeiras e não existiam remédios eficazes para combatê-las.
25 curiosidades que você vai gostar
Já estabelecimentos só para beber podiam ser tabernas para vinho ou cerveja. ... Assim, em uma vila medieval, uma taberna em uma aldeia era muitas vezes a casa de alguém. Se seu vizinho abrisse um novo lote de cerveja, você podia ir até a sua casa, pagar alguns centavos e sentar e beber com ele.
Nas torres ficavam guardas vigiando permanentemente o castelo. Além disso, nos momentos de batalhas, os arqueiros e outros guerreiros se posicionavam nessas torres. A vida cotidiana dos nobres quase sempre foi dedicada às intensas caçadas nos bosques e florestas.
Sobre os fatos mais importantes ocorridos na Idade Moderna, podemos destacar:Revolução Francesa;Iluminismo;Grandes Navegações;Reforma Protestante;Absolutismo.
A Alta Idade Média compreende os anos entre 476 e 1000 e é marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal. ... A invasão bárbara, que antes tinha se caracterizado como um processo pacífico, começou a ficar violenta a partir do século IV.
Roma, Ocidente e Oriente
Seu início é marcado pela tomada de Roma pelos germanos: a derrubada do Império Romano do Ocidente ocorreu no ano de 476. O fim da era medieval é dado pelo ataque de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, tomada pelos turcos em 1453.
Por que o nome “Idade Média”? A Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período. O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 476 e 1453, foi uma invenção dos renascentistas.
Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; ... Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI.
A queda em 1453, foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa. A conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, marcou o fim do Império Romano no Ocidente.
Podemos considerar que o ponto de partida da Idade Média (e da própria Alta Idade Média) foi a desagregação do Império Romano, no século V. Por meio dela, o Império Romano do Ocidente deixou de existir e as terras que faziam parte dele foram ocupadas pelos povos germânicos, que tentavam invadi-las desde o século III.
A Alta Idade Média e o Feudalismo na Europa
Foi marcado pelo predomínio da vida rural e pela ausência ou redução do comércio no continente europeu. A sociedade feudal baseava-se na existência de dois grupos sociais – senhores e servos.
Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.
Veja, em ordem cronológica, os principais acontecimentos da Idade Moderna: 1453- Tomada de Constantinopla pelo império Turco-Otomano. 1455 a 1485- Guerra das Duas Rosas na Inglaterra. 1479- Criação da Monarquia Nacional Espanhola.
Esses foram alguns dos acontecimentos que marcaram a História Moderna. Esse período registrou a queda do feudalismo, a Reforma Religiosa, a Revolução Comercial, a colonização da América e o início da Era das Revoluções.
A vida no castelo pode parecer muito pacata nos dias de hoje, porém era bem agitada na época. O Grande Salão, por exemplo, reunia banquetes para a nobreza, além de espetáculos de dança, teatro e recitais de poesia! Com certeza seria um lugarzinho onde você passaria algumas horas adquirindo cultura.
O nome palazzo, em latim, era dado às residências dos imperadores no Monte Palatino, em Roma. Os castelos não dispensam conforto e glamour ; afinal, só a nobreza vive neles. É isso que os dois tipos de moradia têm em comum.
A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses. ... Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes.
As pessoas mantinham urina e fezes em uma caixa, embaixo da cama. Os banheiros costumavam ficar fora das casas, quando existiam; e apenas um buraco no chão. Como ninguém ia enfrentar a escuridão da madrugada para isso, penicos ou caixas eram mantidas embaixo da cama e, na hora do aperto, era lá mesmo que faziam.
As casas eram escuras, com poucas aberturas, visando a proteção do morador contra o calor e o frio. No térreo das casas funcionavam lojas, oficinas ou pequenos comércios onde trabalhavam os moradores e a vida acontecia num só aposento da casa. Planta baixa de uma igreja medieval (Imagem: Reprodução).
Todo autor latino no período medieval falava latim como uma segunda língua, com vários graus de fluência, e a sintaxe, gramática e vocabulário frequentemente eram influenciadas pela língua nativa do autor.
A Alta Idade Média (do século V ao XI) se inicia com o fim do Império Romano e o início do feudalismo. Enquanto a Baixa Idade Média (do século XI ao XV) compreende o enfraquecimento do sistema feudal e a transição para o sistema capitalista. ... Durante esse período, o sistema feudal se consolidou na Europa.
O que altera o movimento dos corpos?
Como vencer o jogo do dinossauro?
Como ganhar 1 Bitcoin na hora?
Como acumular pontos no cartão Magazine Luiza?
Como ganhar megas no Google Drive?
Como ganhar patrocínios de lojas?
Quais são as matérias do primeiro ano do ensino médio?
Quem tem hipertireoidismo pode engordar?
Como faço para jogar com 2 controles no ps3?
Como se preparar para um exame Brigitte Chevalier?
Como pegar 1 milhão no GTA online?
Como conseguir produtos da China de graça?
Como se preparar para apresentar o TCC?
Como ganhar sobremesa aniversário Outback?
Como passar no TAF do Exército?
Quando o ginecologista faz exame de toque?
Como ganhar moeda no teste do Minecraft?