Ficou conhecido como Milagre Econômico o fenômeno ocorrido no Brasil entre 1968 e 1973 - durante a Ditadura Militar -, que consistiu em um enorme crescimento econômico no país. ... Dessa forma, o crescimento econômico desse período garantiu, na verdade, que a “riqueza na mão de poucos” se concentrasse ainda mais.
Entre os anos de 1968 e 1973, o Brasil viveu um expressivo crescimento econômico que contribuiu para o fortalecimento do regime militar. ... Chamado de "milagre econômico", esse crescimento esteve relacionado a políticas econômicas do Governo Castelo Branco e suas repercussões nos anos seguintes.
O período 1968-1973 é conhecido como "milagre" econômico brasileiro, em função das extraordinárias taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) então verificadas, de 11,1% ao ano (a.a.).
O que ocorreu para provocar esse chamado “milagre” foi o imenso capital estrangeiro no país. Durante vários anos o Brasil não recebia investimentos estrangeiros, por causa da instabilidade econômica, da inflação, resultados políticos do Governo de Jânio Quadros, e do tumultuado governo de esquerda de João Goulart.
- Melhorais significativas na infraestrutura do país; - Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria. - Aumento da dívida externa. O desenvolvimento econômico foi bancado, principalmente, com empréstimos no exterior.
32 curiosidades que você vai gostar
Consequências do Milagre Econômico
A política econômica do regime ditatorial foi centralizadora, privilegiou o aumento da máquina pública e favoreceu as camadas mais ricas com isenção de impostos. Assim, houve elevado déficit do salário mínimo e a redução da renda das camadas mais pobres da população.
Uma das principais consequências do milagre econômico brasileiro foi a intensificação da concentração de renda entre os mais ricos do país. Em 1972, os mais ricos, que consistiam em 1% da população, detinham cerca de 39,8% da renda nacional, enquanto, em 1960, essa concentração era de 28,3%.
“O que permitiu [o salto] foi uma instalação da indústria no Brasil feita no governo Juscelino Kubitschek – o seu famoso 50 anos em cinco –, que criou uma capacidade muito grande, e a existência de uma demanda reprimida de consumo da classe média por bens de alto valor, especialmente eletrodomésticos”, avalia Paulani ...
O governo de Artur Costa e Silva estendeu-se até março de 1969, quando o presidente militar sofreu um derrame que o afastou definitivamente da presidência. Em consequência desse episódio, ele veio a falecer poucos meses depois.
Como é feito um diagnóstico nutricional?
Como mexer em uma tabela dinâmica?
Como lançar nota de devolução na contabilidade?
Como fazer um escritório com pouco dinheiro?
Como mudar o nome dos jogadores no FIFA 20?
O que colocar no diário de classe no primeiro dia de aula?
Como montar um cronograma de estudo?
Como alterar meu plano TIM para Pré-pago?
Como declarar um dinheiro que ganhei?
Como funciona um escritório de advogados associados?
Como lavar telhado de telha esmaltada?
O que precisa para abrir um escritório de consultoria?
Como fazer um cronograma de um projeto no Project?
Como lavar um Fichario de pano?
Como regularizar clínica de estética?
Como montar um cronograma para perder peso?
O que é preciso para registro de uma Associação?