Oswald de Andrade (1890-1954), poeta, dramaturgo e ensaísta brasileiro, um dos nomes centrais do modernismo nacional, foi o primeiro a mencionar o movimento futurista.
O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX.
Os compositores futuristas introduziam ruídos em suas obras, postas para acabar com a restrição da musica aos timbres, escalas e harmonias. Isto incluía a construção de novos instrumentos, estes, que não necessariamente produziam notas musicais. Já no Brasil o movimento Futurista ocorreu quase somente no campo da pintura.
Principais características do futurismo. Dinamicidade; Contestação do sentimentalismo e consequente valorização do homem de ação; Enaltecimento da audácia e da revolução;
Criado no início de 1909, em Milão, na Itália, o futurismo reverberou uma euforia com as descobertas e invenções da Segunda Revolução Industrial, em curso na Europa desde meados do século ...
O Futurismo se insinuou no âmbito de quase todas as formas de expressões artísticas, exceto talvez na música, onde alguns compositores começaram a adicionar barulhos e ruídos - principalmente de máquinas industriais - em suas composições, mas esta tendência dos ruídos não teve muito sucesso, ao menos naquela época.