A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti. ...
O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
A proposta, ou a transformação requerida pelo tropicalismo, consistia em deglutir todas as tendências, informações, manifestações do pensamento e então expressar a realidade do artista brasileiro. No caso das artes plásticas, Mário Pedrosa passou a falar no surgimento da arte pós-moderna.
Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento cultural brasileiro, concentrado entre os anos de 19, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Principais propostas estéticas:
O academicismo, ou academismo, foi um movimento onde as academias de arte existentes no continente europeu passaram a estabelecer determinados padrões necessários para a formação artística da época. As academias desse período defendiam que todo tipo de criação artística poderia ser ensinado utilizando como base esses padrões previamente ...
É impossível negar a importância que o academicismo teve na formação de muitos artistas em todo o mundo, sendo responsável por estabelecer um padrão de beleza nas artes que ainda resiste, mesmo com todas as transformações ocorridas no mundo todo ao longo dos séculos.
Mesmo durante um curto período de tempo, os festivais marcaram um período de intensa atividade cultural que apontava para diferentes transformações históricas. A televisão viria a se transformar em um espaço de discussão pública onde os eventos nela acontecidos seria alvo do debate das pessoas nas ruas, na casa e no trabalho.
História dos Festivais de Música no Brasil. Na década de 1960 História dos Festivais de Música no Brasil. Foi na década de 1960, que o Brasil passou por certo desenvolvimento em sua economia, logo, se consolidou por novos símbolos de modernidade.
Quanto ganha um condutor de escavadeira?
Como excluir declaração ITCMD?
O que é ludicidade e exemplos?
Exaustivamente significado em português?
Quem pode editar sumulas vinculantes?
O que significa a palavra domiciliado?