As guerras de independência na América espanhola foram as numerosas guerras contra o Império Espanhol na América espanhola, que ocorreram durante o início do século XIX, a partir de 1808 até 1829.
Consequências da Independência da América Espanhola
A fragmentação de territórios deu origem a nações completamente novas. No entanto, a consequência mais emblemática foi o enfraquecimento da Espanha como potência mundial.
O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O Higgins e José Sucre foram quatro desses libertadores que, conjuntamente às elites criollas, fundamentaram o surgimento dos primeiros países livres no território da América Espanhola.
A independência da Argentina, Chile e Peru foi comandada por José de San Martín (1778-1850). Ambos os líderes se encontraram em Guayaquil, em 27 de julho de 1822, a fim de combinar estratégias políticas para os novos países.
43 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, houve vários conflitos durante o processo de Independência, porém nenhuma influenciou diretamente a declaração de Independência. ... Nas colônias espanholas, as revoltas e guerras pela independência de seus países foram lideradas pelos criolos, descendentes de espanhóis e indígenas dos respectivos países.
A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d.
Um terceiro motivo apontado por historiadores ouvidos pela BBC News Brasil que explica a manutenção da unidade do Brasil, senão o mais importante, foi a fuga da família real portuguesa para sua então maior colônia, em 1808, com a invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte.
A Inglaterra era movida por interesses econômicos, já que os novos países podiam representar mercado seguro para seus produtos. Sem a ajuda da Santa Aliança, o domínio da Espanha na América chegou ao fim.
A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram: O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias; A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.
Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro.
Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 199 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”.
Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “.
Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.
O processo no Brasil
No Brasil, foi diferente. ... O Brasil se descolou de Portugal, mas continuou sendo uma monarquia, diferentemente dos vizinhos republicanos. O processo brasileiro se assemelha ao do restante da América do Sul no desejo de autonomia manifestado pela elite.
No Brasil, tivemos um período de monarquia entre 1822 (data da nossa independência) até 1889, quando foi proclamada a república. Essa é a forma de governo adotada até hoje no país. ... Por outro lado, a república rejeita a figura do rei. O chefe de Estado é escolhido pelo voto popular, cuja vontade é considerada soberana.
5 Líderes Fundamentais para a Independência das Colônias Espanholas
José Maria Morelos. Pintura de José Morelos. ...
Agustín Iturbide. ...
San Martín. ...
Simón Bolívar. ...
Lorde Cochrane. ...
7 Comentários.
Na América do Norte, a primeira colônia espanhola a se tornar independente foi o México, adotando, primeiramente o governo monárquico, e depois o governo republicano. Na América do Sul, a primeira independência foi a da Venezuela, que se completou com a independência da Colômbia e Equador.
Os principais foram Simón Bolívar e José de San Martín, que atuaram no processo de independência de diversos países, engajados em um ideal de libertação maior, que visava inclusive a formação de uma grande nação pan-americana.
Apesar de Bolívar pertencer à elite criolla (criollos é como eram chamados os descendentes de espanhóis nascidos na América), da qual faziam parte fazendeiros, donos de minas e comerciantes, ele divergia da opinião da maioria dos membros dessa elite em pontos importantes: era favorável ao fim da escravidão (muitos ...
México e Haiti tiveram a participação popular no seu . Em meio a tais contradições, o Haiti se preparava para o seu processo de independência. Em 1791, uma mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos se uniu com o objetivo de dar fim .
Quantos tipos de gralha existem?
Como Anilhar um pássaro no Ibama?
Por que canhotos são mais inteligentes?
Como achar a fortaleza do fim?
O que acontece com uma dívida Negativada?
Como saber se estou grávida de gêmeos no beta?
Qual a cor de vela para acender para o anjo da guarda?
Quantos graus tem a perspectiva isométrica?
Quem vai tomar a cura em Diários de um vampiro?
Como fazer uma apresentação de integração?
Quais são as camadas do tecido epitelial?
Como fazer gelo em casa com garrafa pet?
Qual é a marca mais cara do Brasil?