O acordo de Bretton Woods teve como objetivos principais promover a cooperação internacional através das instituições monetárias, facilitar a expansão do comércio internacional, implementar a estabilidade dos câmbios e contribuir para a instituição multilateral de pagamentos.
(...) o plano White estabelece a garantia das reservas em correspondência com a provável utilização de recursos do Fundo, além de relacionar a aquiescência de um país em seguir uma política monetária sã à circunstância de recorrer mais freqüentemente ao Fundo (SC. 1944.05.08.
Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento Definindo um sistema de regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica internacional, os planificadores de Bretton Woods estabeleceram o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (International Bank for Reconstruction and Development, ou BIRD) (mais tarde dividido entre o Banco ...
O objetivo principal do Banco Mundial é a redução da pobreza e das desigualdades e seu papel é dar crédito para financiar projetos voltados para o desenvolvimento. Ele financia, por exemplo, programas de educação e combate à fome e projetos de infraestrutura, como saneamento básico ou energia.
O Fundo Monetário Internacional – FMI, criado em 1945, é uma organização composta por 190 países e que possui, de acordo com seu Convênio Constitutivo, os objetivos de promover a cooperação monetária internacional; facilitar a expansão e o crescimento equilibrado do comércio internacional, contribuindo para a promoção ...
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. ... O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
Dessa forma, Keynes queria impedir o problema do ajuste assimétrico, ou seja, economias em expansão importam mais do que exportam. Seguindo o padrão-ouro, estes países com déficit comercial têm de reduzir sua renda para diminuir importações, mas os países com superávit não são forçados a absorver mais exportações.
Independente das opiniões, fato é que essa moeda se tornou a referência para a economia mundial e, por isso, exerce muita influência no nosso dia a dia. Descubra agora os motivos pelos quais o dólar se tornou a principal moeda no comércio internacional! Como era o cenário internacional antes do dólar ficar forte?
A importância do dólar na economia mundial é tamanha que os países precisam sempre rever suas políticas para não ficarem prejudicados economicamente em relação a isso. A economia mundial depende da moeda para fazer comércio e grandes empresas precisam também da moeda para movimentar seus negócios.
As bases políticas do sistema Bretton Woods podem ser encontradas na confluência de várias condições principais: as experiências comuns da Grande Depressão, a concentração de poder em um pequeno número de Estados e a presença de uma potência dominante querendo (e supostamente capaz de) assumir um papel de liderança.
O dólar se tornou referência internacional há muitos anos, mas nem sempre foi assim. Durante a segunda metade do século XIX, a moeda mais respeitada do mundo era a libra esterlina, da Inglaterra. A Inglaterra nessa época era considerada uma potencial mundial, principalmente porque foi lá que começou a Revolução Industrial.
Qual a importância de ajudar os outros?
Quem precisa Precisa de alguma coisa?
Pode passar Dekapcolor com cabelo sujo?
O que tomar para evitar enjoo no avião?
Quais são as principais teorias da Psicologia?
Como evitar candidíase de repeticao?
Quanto tempo o réu tem para pagar?
Para que serve extensor de joelho?
Quais são as bases legais para o tratamento de dados?
Quanto custa para colocar insulfilm 2020?
Porque tem dias que escurece mais tarde?
Qual a coisa mais simétrica do mundo?
Como Levi e Mikasa são irmãos?
O que é regra de três simples exemplos?