O que dizer?
"Pergunte 'como vão as coisas?' ". Não indague sobre o tratamento ou se o câncer é curável. Não conte histórias a seu respeito ou de outros pacientes e não diga à pessoa o que ela deve pensar, sentir ou fazer.
Portanto, dê a notícia quando se sentir pronto. Escolha um local tranquilo e compartilhe quantos detalhes desejar. Além disso, peça ajuda se se sentir confortável para isso. Mantenha um canal de comunicação aberto e honesto com as pessoas em quem confia e de quem é mais próximo -- inclusive profissionais de saúde.
Esteja presente mesmo que não diga nada. Evite falar de casos em que a pessoa sobreviveu ou faleceu, pois cada caso tem as suas particularidades”, lembra a profissional. É importante também evitar frases como “tudo vai correr bem” se você não sabe como vai ser.
É preciso sentir, induzi-lo a fazer perguntas, fazê-lo querer saber mais sobre a doença. Outra coisa que faz diferença é o médico dar um direcionamento, um apoio. Ou seja, ele explica os próximos passos, os exames, as próximas consultas. Assim o indivíduo não fica desamparado e diminui a ansiedade”, diz ela.
E muitos deles não sabem como pedir ajuda. No entanto, emoções reprimidas também podem ser tóxicas para o corpo físico! Então, para ajudar pessoas com câncer que estão lutando com todas estas questões, é preciso se conscientizar que a empatia, talvez, seja o que tenha maior eficácia no processo de auto-integração.
Sabe-se que o paciente que recebe o diagnóstico de câncer reage de uma maneira diferente se comparado ao diagnóstico de outras doenças (Penna, 2004), pois ainda existe uma crença de que tal diagnóstico está relacionado à dor, a tratamentos invasivos e à morte.
Mesmo quando a notícia era boa, não tinha energia para incluir todas as pessoas que queriam saber”. Goldberg sugeriu que quando for visitar um paciente de câncer, a pessoa fale menos e ouça mais. “Muitas vezes o maior apoio vem de testemunhar silenciosamente o que uma pessoa com câncer está experimentando.
Pessoas com câncer , como todas as outras, precisam de amor. E Apoio Emocional cria conexão. Amor, carinho e atenção é o melhor remédio! É importante lembrar que não há regras estabelecidas e cada amizade e relacionamento é diferente. Mas algumas coisas não mudam nunca. Então, Seja transparente.
Qual remédio para neuralgia occipital?
Como corrigir joelho para dentro?
Como combater os nematoides do solo?
O que fazer para o aço não enferrujar?
Como tratar micose de unha em estado avançado?
O que passar no pé de caju para acabar com fungos?
Como acabar com melasma rápido?
Qual remédio caseiro para espinha interna?
Qual a diferença entre movimento acelerado retardado e uniforme?
Qual o melhor tratamento para manchas de acne no rosto?
Qual a base do ciúme retroativo?