E além das atividades físicas, o tratamento da osteopenia envolve uma alimentação rica em cálcio, ingestão adequada de vitamina D, exercícios, evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O uso de medicamentos pode ser necessário, dependendo da avaliação médica.
Medidas para tratamento e prevenção da osteopenia
A osteopenia é a perda gradual da massa óssea que pode levar à osteoporose, doença que compromete os ossos, aumentando o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral, principalmente nas mulheres.
As verduras com folhas escuras (couve, brocolis, espinafre) são ricas, além dos carotenoides, de ferro e cálcio, úteis na prevenção e no tratamento da osteopenia e da osteoporose.
Listamos dez:
É normalmente recomendado pelo médico a realização da suplementação de cálcio e vitamina D todos os dias, de acordo com a recomendação do médico, para garantir a saúde dos ossos.
Fixar os tapetes no chão, organizar bem os fios para que eles não fiquem soltos, prestar atenção ao caminhar pela casa, deixar os objetos mais utilizados no dia-a-dia em locais de fácil acesso (sem precisar ficar subindo em escadas e mexendo em estantes altas), tomar cuidado extra ao limpar ambientes com o banheiro ( ...
Realizar atividades físicas que fortaleçam a musculatura também pode ajudar a evitar quedas e, consequentemente, fraturas. Portanto, evitar o sedentarismo é essencial para a prevenção da osteoporose, já que o ócio muscular e ósseo torna essas estruturas mais frágeis e mais vulneráveis a fraturas.
A osteopenia é a perda da massa óssea no seu estágio inicial. É possível recuperar a massa óssea se isso for detectado logo no início. Mas se a doença não for tratada a tempo, ela pode evoluir para o estado avançado, que é a osteoporose.
A osteopenia é uma situação caracterizada pela diminuição gradual da massa óssea, o que torna os ossos mais frágeis e aumenta o risco de acontecerem fraturas.
O tratamento da osteopenia não se faz com medicamentos utilizados para tratamento da osteoporose, exceto quando há uma indicação específica. Procure sempre seu médico reumatologista para uma avaliação da saúde óssea após a menopausa. *Escrito por Dra. Tatiana Molinas Hasegawa, reumatologista do Centro de Qualidade de Vida (CQV)
Idade avançada (após menopausa). A osteopenia não apresenta sintomas, é uma doença silenciosa. Pode se apresentar com fratura, dependendo da propensão para baixa massa óssea de cada paciente. A necessidade de uma consulta médica é dada através da presença de fatores de risco para fratura.
A osteopenia é mais frequente em mulheres, principalmente nas que entraram na menopausa precocemente ou que estão na pós-menopausa, mas também pode acontecer em homens entre 60 e 70 anos devido à diminuição da produção de testosterona. Além disso outros fatores de aumentam o risco de desenvolver osteopenia são: Dieta pobre em alimentos com cálcio;
No entanto, a osteopenia é uma condição de saúde menos agressiva que a osteoporose. Pessoas que sofrem de osteoporose têm maiores chances de fraturar os ossos devido à baixa densidade óssea. Apesar dos ossos também serem enfraquecidos pela osteopenia, esta doença é mais branda e as chances de fratura são menores.
Como ter flexibilidade mais rápido?
O que estabelece esses artigos da Declaração Universal de direitos humanos?
O que acontece quando a caixa de câmbio quebrou?
Qual é o nome do conector de rede usado atualmente?
Como aumentar produção de leite cadela?
Como ganhar cupom do McDonald's?
Como utilizar conversas de Whatsapp como prova judicial?
Quando usar a calculadora em RAD ou DEG?
Como ganhar muito dinheiro Witcher 3?
Para que serve argila rosa Ruby Rose?
Qual a classificação da palavra dívida?
Como sempre ganhar no Jokenpô?
Como se escreve a palavra cozinhado?
Como fazer impermeabilização com cola branca?