- Peça para o vendedor anotar o número do cheque na nota fiscal. O papelzinho com o "bom para" não é garantia de nada. Se o cheque for apresentado antes da data combinada, peça uma cópia ao banco.
O cheque pode ser depositado antes da data? Infelizmente, sim. A data na verdade é uma sugestão para o cobrador de quando é o melhor momento para o cheque ser depositado. É uma forma de reforçar que em tal dia você vai ter dinheiro certinho na conta e evitar que o cheque seja devolvido.
Cuidados com o Cheque Pré-DatadoFazê-lo sempre nominal;Pôr a data em que deverá ser depositado – nunca a data da compra;Não assine atrás, porque o cheque pode ser passado para terceiros e ser depositado antes da data;Peça para constar na nota fiscal o número do cheque e a data em que deve ser depositado;
O desconto do pré-datado
O cheque pré-datado não cruzado pode ser descontado diretamente na boca do caixa na agência daquele talão. No caso de cheque pré datado cruzado, você apenas conseguirá recebê-lo depositando-o.
Com o cheque pré-datado, o favorecido deverá descontar o mesmo em uma data futura. Esta data deve ser previamente combinada podendo ser 30, 60 ou 90 dias (ou mais) da data em que o cheque foi emitido. Ao emitir o cheque, deve-se informar qual a data futura em que o mesmo deverá ser descontado.
17 curiosidades que você vai gostar
O cheque pode ser depositado mesmo tendo uma data futura ? Pode, é que o cheque é considerado uma ordem de pagamento à vista. E o banco, não pode recusar a recebê-lo ? Não.
O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.
A antecipação pode ser feita pelo Internet Banking através do menu Empréstimos e Recebíveis. E, no mesmo dia, os cheques descontados deverão ser entregues à agência. Em caso de dúvida, fale com o seu gerente de relacionamento. As condições estão sujeitas à análise e aprovação de crédito.
Essa operação funciona de forma muito simples: a empresa antecipa o valor anotado no cheque, no entanto desconta a taxa de juros e demais custos incidentes na operação, como o IOF. Nesse sentido, ela assume a responsabilidade pelo recebimento desse título no futuro.
Entretanto, se a questão é onde trocar cheque, a princípio, o desconto de cheque acontece em qualquer instituição bancária. Ou seja, qualquer banco deverá permitir a troca de cheque, a menos que o cheque esteja cruzado com identificação do banco ao qual deverá ir para sacar.
Esse prazo de validade também é descrito por lei. São seis meses e tem início logo após o prazo de apresentação do cheque, conforme os 30 ou 60 dias, dependendo do local de lançamento, como falamos anteriormente.
Para uso do cheque nominal, é preciso indicar a pessoa que fará o saque. Caso o beneficiário queira transferir o cheque para que outra pessoa faça o depósito ou saque o dinheiro, o documento precisa ser endossado com a assinatura do beneficiário na parte de trás da folha.
1) Um leitor indaga se um cheque dado hoje, com data futura e para ser cobrado depois, é pré-datado ou pós-datado. 2) Maria Helena Diniz assim faz a distinção: I) Pré-datar é lançar data com antecipação; II) Pós-datar é colocar uma data futura para que só nela o documento seja apresentado.
A apresentação do cheque pré-datado antes do prazo estipulado gera o dever de indenizar, presente, como no caso, a devolução do título por ausência de provisão de fundos.
O cheque prescreve 180 dias depois de sua emissão. Deve ser sacado ou depositado em 30 dias, se for na mesma praça em que foi emitido, ou em 60 dias, caso ocorra fora dela.
Dessa forma, é cabível a indenização por dano moral para o emitente do cheque quando o mesmo é depositado antes da data combinada e devolvido sem provisão de fundos ou sua compensação faz com que outros cheques ou obrigações vencidas fiquem inadimplidas devido à compensação antecipada do cheque, pois nestes casos, ...
Como mencionamos, o uso do cheque e as movimentações financeiras com esse recurso são cada vez menos usuais, mas algumas instituições ainda operam com essa modalidade de empréstimo. No Brasil, a Ibi, BV Financeira, Losango e Portocred são algumas das empresas que oferecem essa linha de crédito.
Por isso, os cheques devem ser do seu cliente. Os cheques que você for trocar, não podem ser seus. Muita gente acha que pode preencher seus próprios cheques pré-datados e trocar com a gente por dinheiro na hora, porém dessa forma nós não aceitamos.
Se houver a indicação de beneficiário no cheque (cheque nominal), apenas ele poderá fazer o saque ou terá que endossar (colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar). Para sacar cheque acima de R$ 5 mil, você precisa reservar o valor.
O cheque é pago na data da apresentação ao banco, independente da data prevista no documento cambial. Nesse caso, aquele que antecipa a apresentação do título de crédito viola a boa-fé objetiva do contrato (STJ, súmula 370), não necessita se comprovar o dano moral, ele é presumido. STJ, súmula 370.
“O cheque pós-datado é importante instrumento de concessão de crédito ao consumidor. Embora a pós-datação não produza efeitos perante o banco sacado, na hipótese de apresentação para liquidação, ela representa um acordo entre tomador e emitente. A apresentação precipitada do cheque significa descumprimento do acordo”.
São eles:a) a denominação “cheque” inscrita no contexto do título e expressa na língua em que este é redigido;b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada;c) o nome do banco ou da instituição financeira que deve pagar (sacado);d) a indicação do lugar de pagamento;
O cheque pós datado, numa linguagem simples, nada mais é senão um cheque preenchido com data posterior àquela em que efetivamente foi emitido, com o objetivo de que sua apresentação e compensação se dêem em data posterior à data em que foi utilizado como pagamento.
Tipo de ChequesCheque ao portador. É um cheque em que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.Cheque nominativo. É um cheque em que é mencionado um determinado beneficiário.Cheque Cruzado.
Embora juridicamente o termo correto seja cheque “pós-datado”, a prática consagrou a expressão “pré-datado”, que reina absoluta entre nós, já tendo sido mencionada até em decisões judiciais. Cheque “pós-datado” é uma convenção entre o emitente e o tomador, pactuando o dia do pagamento do cheque.
Como liberar Imbuement Powerful?
Qual é a naturalidade de quem nasce em Maceió?
Quantos anos Itaboraí faz em 2021?
Como os boiadeiros levam o gado para invernar?
Qual o objetivo de trabalhar a lateralidade na educação infantil?
O que é ser inseguro no relacionamento?
Porque João e Maria fugiram para floresta?
O que é o movimento na Educação Infantil?
Como canta a música ciranda Cirandinha?
Qual o objetivo da música os cinco patinhos?
Como acabar com a negatividade?
Como achar o Meio do Céu no Mapa Astral?
Como fazer propaganda de uma construtora?