Nos casos de hipertensão leve, com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, enfim.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia de São Paulo (Socesp), para a maioria das pessoas, a pressão é considerada alta quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Ela é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassa 130 mmHg e a diastólica (mínima) é inferior a 85 mmHg. A pressão arterial pode variar durante o dia.
Reduzir pressão arterial: dicasUse menos sal. Como muitas pessoas, provavelmente você está usando mais sal do que pensa. ... Consuma mais potássio. O potássio ajuda o organismo a eliminar o excesso de sal. ... Praticar exercício físico. ... Relaxar e rir. ... Perder peso. ... Coma mais frutas e vegetais. ... Modere o consumo de álcool.
Ideal é repetir a aferição da pressão em outros dias. Se permanecer com níveis de pressão acima de 140 e/ ou 90mmHg (14x9) ai sim deve-se procurar avaliação cardiológica.
19 curiosidades que você vai gostar
O que fazer para controlar a pressão altaEmagrecer, mantendo o peso ideal;Fazer uma dieta com pouco sal;Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.Deixar de fumar, se for o caso;Evitar ambientes estressantes;Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.
A hipertensão arterial é aquela chamada de pressão alta e é caracterizada pelos valores acima de 140/90 mmHg de pressão arterial. Esse quadro é grave e é um dos mais importantes fatores de risco para desenvolvimento de problemas cardiovasculares, cerebrovasculares e renais.
Isso desencadeia uma reação inflamatória e a deposição de substâncias, inclusive colesterol. Com isso, os vasos vão se tornando endurecidos e estreitados e podem, com o passar dos anos, entupir ou romper, causando AVC (acidente vascular cerebral), enfarte, aneurisma arterial ou insuficiência renal e cardíaca.
COMPLEMENTAÇÃO Hipertensão é um fator de risco para acidente vascular cerebral. Uma diferença de 20mmHg na pressão sistólica está associada a uma redução de 60% no risco de morte por AVC em indivíduos na faixa etária entre 50 e 70 anos e a uma redução de 50% em indivíduos entre 70 e 79 anos (1).
Como alterar a ordem das colunas na tabela dinâmica?
Como importar dados do relógio de ponto secullum 4?
Como os índios são tratados hoje com a lei em nosso país?
Como os Guarani vivem atualmente?
Como os indígenas vivem nas áreas urbanas?
Qual era a situação dos sindicatos durante a ditadura militar?
Como fazer um villager mudar de profissão?
O que são íons e como se formam?
Como ser fornecedor de esmaltes?
Como os trabalhadores se organizaram para defender?
Como são chamadas as duas parcelas que compõem o resultado da medição o que representam *?
Como melhorar a conexão com a internet no PS4?
Quais são as partes de uma procuração?
Como mudar a aparência da página do Facebook?
Como são chamados os artistas que trabalham com a técnica da gravura?
Como os tributos deveriam ser empregados na sociedade?
Como se chamam as mulheres vikings?
Como se deram os primeiros contatos dos nativos com os portugueses?