É preciso construir uma gestão com investimentos corretos, que contemplem ações preventivas para conservação da disponibilidade e qualidade da água, bem como medidas estruturais para reserva hídrica e revitalização das bacias hidrográficas, priorizando recuperação florestal, tratamento de efluentes, condições adequadas ...
Além do mais, outros problemas têm agravado a escassez dos recursos hídricos: o aumento da temperatura global, elevando os índices de evaporação, o desmatamento das nascentes, a poluição, o crescimento das cidades, o aumento das demandas para consumo humano e irrigação e a má gestão dos recursos hídricos (pela falta de ...
Dicas para o controle de abastecimento
Os motivos dessas perdas podem ser diversos: ligações clandestinas, erros de medição, ligações não cadastradas e até mesmo vazamentos. As empresas de saneamento básico têm buscado investir em tecnologias que minimizem essas perdas.
Confira algumas dicas legais de como lidar com a falta de água:
As dificuldades da distribuição da água no Brasil
O Oriente Médio é hoje a região com maiores problemas de acesso à água potável devido as suas condições climáticas, já que na região predominam climas áridos. Nos poucos países em que existem nascentes de água,esse recurso possui uma importância geopolítica muito grande.
Uma das alternativas utilizadas pela população em regiões sem acesso ao abastecimento de água é a perfuração de poços. No entanto, apesar de muitas vezes serem a única opção, é preciso fazer o acompanhamento frequente da qualidade da água captada para identificar possíveis alterações e contaminações.
A NBR 12218 regulamenta os projetos de rede de distribuição para abastecimento público e afirma que a rede deve colocar água potável à disposição dos consumidores, de forma contínua, em quantidade e pressão recomendadas. O sistema de distribuição representa a parte mais dispendiosa do projeto de abastecimento.
Gráfico da distribuição de água no Brasil por regiões. Portanto, a região Norte, que concentra menos de 7% da população, possui cerca de 68% das reservas hídricas do país, enquanto o Sudeste e o Nordeste, regiões mais populosas, apresentam apenas 6% e 3% das reservas, respectivamente.
Basicamente, trata-se de um conjunto de ações para captação, tratamento e distribuição de água potável pronta para consumo humano. O sistema de distribuição é um conjunto de tubulações, conexões e bombas hidráulicas.
Este sistema tem o objetivo final de distribuir a água desde a estação de tratamento até os ramais domiciliares. A NBR 12218 regulamenta os projetos de rede de distribuição para abastecimento público e afirma que a rede deve colocar água potável à disposição dos consumidores, de forma contínua, em quantidade e pressão recomendadas.
Podemos dizer que as reservas de água encontram-se má distribuídas no país. A região Norte é a que apresenta a maior parte da disponibilidade, enquanto as regiões Nordeste e Sudeste apresentam um número menor dessas reservas, seguindo uma ordem inversamente proporcional ao número de habitantes dos respectivos lugares em questão.
Como tirar o som de um vídeo no Instagram?
Quais acontecimentos marcaram a quarta fase da globalização?
Como desativar o modo avião do Notebook Positivo Windows 10?
Como foi o desempenho econômico do regime militar entre 1965 e 1985?
Como tirar o telefone Panasonic do silencioso?
Como foi feito os afrescos da Capela Sistina?
Como tirar o barulho do Motorola?
Como editar o tema do Power Point?
Qual o valor da passagem de avião para Porto de Galinhas?
Como retirar o soro de um paciente?
Como apagar a luz da TV Philco?
Como tirar o ponto de interrogação da internet?
Como adicionar dados para o gráfico?
Tem como tirar o som de um vídeo no Instagram?
Para que serve o soro do queijo?
Tem como ganhar dinheiro com playlist?
Quanto custa para retirar telhado?