Fique atento! Escreva no prontuário o nome dos profissionais envolvidos na comunicação, anote data e hora e releia o que foi escrito. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos.
A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.
Alguns fatores têm sido considerados cruciais para o desenvolvimento da comunicação efetiva entre os membros da equipe de assistência à saúde, tais como: contato dos olhos, escuta ativa, confirmação da compreensão da mensagem, liderança clara, envolvimento de todos os membros da equipe, discussões saudáveis de ...
A comunicação efetiva, assim, é conceituada como processo dinâmico, recíproco e que assenta as formas verbais, não verbais, escritas, telefônicas e eletrônicas, além de permear todo o cuidado.
A importância da comunicação entre as equipes de saúde e os usuários do Sistema único de saúde, tem se tornado foco de estudos e debate em âmbito nacional e internacional, pois o que se destaca é que uma comunicação eficaz facilita o autocuidado e a adesão do usuário ao tratamento, é necessário “estar aberto a acolher ...
Comunicar-se é um dever e direito de qualquer um, a comunicação encontra um sentido de conforto, se tornando parte do tratamento, sendo assim uma ferramenta fundamental no cuidado de enfermagem, e para sua eficácia todos devem utilizar a mesma linguagem de forma universal.
As diferenças de posição e papel hierárquico e conflitos interpessoais podem danificar a comunicação dos profissionais e, por consequência, afetar a segurança do paciente e a qualidade do cuidado.
As técnicas de comunicação terapêutica mais encontradas foram do grupo denominado clarificação (torna as mensagens mais compreensivas e claras) e o estímulo para comparações (utilizadas pelos trabalhadores de saúde para explicar questões relacionadas ao processo saúde-doença-cuidado).
A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.
Os esforços para promover e melhorar a comunicação na área da saúde são, em grande parte, voltados para lidar com as necessidades clínicas. “Mesmo que as despesas de saúde sejam importante causa de insolvência individual, os custos têm sido vistos como uma questão secundária nos cuidados de saúde.
Além disso, a comunicação de alta qualidade entre profissionais e pacientes tem demonstrado ter uma influência positiva sobre os resultados de saúde dos pacientes”, alega o artigo da Columbia Medical Review. Como resultado, os provedores estão trabalhando para identificar e implementar programas para melhorar a comunicação.
A programação pode ser customizada para os colaboradores, médicos, pacientes e acompanhantes. Melhorar a comunicação interna nas instituições de saúde é promover a segurança e bem-estar dos pacientes, por isso, é tão importante investir em meios que tornem esse processo cada vez mais eficaz. Gostou do post de hoje?
Qual o limite do Simples Nacional 2020?
O que melhora com a reposição hormonal?
Qual é a função de um transistor?
Quais são as três fases do processo de osseointegração?
Qual a classificação do numeral 2?
Porque a infância e a melhor fase para aprender?
A que distrito pertence caldas da rainha?
Qual a composição do queijo prato?
Quais são as ferramentas do Design Thinking?
Com quanto tempo se começa a ter sintomas de gravidez?
Quais legumes não podem ser congelados?
Quais são os exemplos de software aplicativos?