Aconselha-se a prática de atividades como natação, corrida e pilates durante a gestação. Exercícios que fortalecem o períneo também são recomendados. É importante notar, porém, que não se pode fazer atividades que exijam curvatura do tronco para trás ou que estiquem muito o abdômen.
Os hábitos anteriores à gravidez dizem muito sobre como o corpo vai reagir a esta nova fase. Por isso, é muito importante que a mulher, durante a gestação, mantenha uma rotina saudável. E isto inclui a prática de exercícios, pois eles são o melhor método para prevenir um quadro de diástase.
As duas formas mais eficazes de evitar um quadro de diástase abdominal incluem controlar o seu peso em qualquer situação, mas, para as mulheres, principalmente durante a gestação, e realizar exercícios físicos que fortalecem a musculatura da região.
Segundo elas, a fisioterapia pélvica, através de exercícios específicos direcionados ainda na gestação, tem como objetivo estabilizar a diástase, diminuindo o impacto negativo na funcionalidade corporal, assim favorecendo e facilitando o fechamento total no pós-parto.
A diástase é causada pela fraqueza do reto abdominal. Essa área fica muito esticada devido ao crescimento da barriga na gravidez e até mesmo pela postura incorreta. Mulheres grávidas de gêmeos ou que já estão na segunda gravidez, são ainda mais propensas a sofrer com a diástase.
17 curiosidades que você vai gostar
Para Alexandre, atividades como corrida, saltos e as tradicionais abdominais não são indicados para as mulheres no pós-parto, pois elas tendem a aumentar a pressão na região abdominal – piorando a diástase – e no assoalho pélvico, aumentando a incidência de incontinência urinária.
A diástase abdominal é uma condição comum depois da gravidez e consiste no afastamento dos músculos da região do abdômen e do tecido conjuntivo da região. O afastamento pode chegar a 10 cm de distância e, além de incômodos estéticos, como a flacidez na região da barriga, a diástase também pode causar dor lombar.
PranchaComece o exercício numa posição de bruços, com cotovelos e o antebraços no solo, e as pontas dos pés apoiadas no chão alinhadas com os cotovelos.Assim, com o corpo ereto, contraia o abdômen enquanto eleva o quadril até o nível dos ombros.Faça de 4 a 5 séries de 30 a 60 segundos.
Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.
Como recorrer de uma multa que eu não cometi?
Quais são as matérias do curso de Marketing?
Qual foi a principal desvantagem que aconteceu devido ao uso das máquinas na agricultura?
Quando uma pessoa desvia o olhar o que significa?
Como é feita a retirada de pólipo no estômago?
O que é bom comer para fortalecer a cartilagem?
Como representar e nomear uma reta?
Como era o Brasil no período Cretáceo?
Qual a probabilidade de um casal ter um filho com fibrose Cistica?
Porque o leite talhar ao ferver?
Quando o Fórum volta a funcionar em 2022?
Qual a expectativa de vida dos brasileiros?
Quais são os principais objetivos de uma propaganda?
Quais os motivos porque se rejeita um implante?
Pode tomar banho quente com pontos?
Porque os remédios vem em cápsulas?