Coloque o chocolate nesse recipiente, encha uma panela com água, coloque a vasilha dentro da panela e leve tudo ao fogo baixo. À medida que a água for esquentando, ela vai promover o derretimento do chocolate. Mexa-o constantemente com uma espátula de silicone para que ele derreta por igual.
Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.
Derretendo no micro-ondasCorte a quantidade de chocolate a ser utilizada em pedaços pequenos e coloque num recipiente adequado a micro-ondas.Leve ao micro-ondas em potência média por 1 minuto. Retire o recipiente e mexa o chocolate.Repita a operação com intervalos de 1 minuto até o chocolate derreter completamente.
6 formas de prevenir que o chocolate derreta no calorFaça a temperagem correta! ... Nunca guarde o chocolate na geladeira. ... Armazenamento correto. ... Guarde os chocolates longe da cozinha. ... Climatize o ambiente. ... Cuidado com o manuseio do chocolate.
Essa mudança de estado do chocolate acontece porque ao ser aquecido a uma certa temperatura, as partículas de manteiga de cacau se desorganizam, alterando sua estrutura inicial. Depois, para que elas se organizem, faz-se o processo da temperagem.
22 curiosidades que você vai gostar
Com o aumento da demanda por produtos de chocolate em climas mais quentes, a multinacional Barry Callebaut lançou recentemente um novo leite e chocolate escuro, com receitas com uma tolerância térmica superior.
Em forminhas de bombons, preencha os espaços com o Chocolate, retire o excesso das bordas e superfície e dê leves batidinhas em uma superfície plana, para retirar possíveis bolhas de ar.
Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.
O processo de temperagem consiste em transformar o chocolate derretido em estado líquido para um estado parcialmente cristalizado, pronto para a moldagem ou cobertura.
“É SÓ SECAR COM UM PANO OU PAPEL TOALHA”“Ah, basta secar com papel toalha que resolve”“Deixa descansar de um dia para o outro que seca”Nesse caso nós transformamos o problema em solução.
Sim. Porém, a cada vez que o derreter, deve-se fazer todo o processo de temperagem novamente.
TEMPERAGEM DIRETAPique o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho maria ou microondas, mexendo sempre.Controle a temperatura: não deixe ultrapassar os 34 graus.Conforme for aquecendo e os pedaços sólidos de chocolate forem desaparecendo, tire a vasilha do banho Maria para não perder o controle da temperatura.
Como temperar chocolate no mármore - nível profissional
Derreta o chocolate em banho-maria - em caso de dúvida confira o ponto abaixo Como temperar chocolate em banho maria. Nesse banho-maria o chocolate ao leite ou branco precisa atingir uma temperatura de 40-45°C e o chocolate meio amargo precisa ficar nos 50ºC.
Temperagem por adiçãoDerreta 750g do chocolate a 45°C.Após o derretimento, adicione 250g de chocolate sem derreter, mexendo sempre até o chocolate adicionado derreter por completo.
A temperagem também auxilia a liberar o sabor e aroma de cacau nos chocolates. Além disso, confere uma textura muito mais lisa ao produto, visto que os cristais de gordura estão distribuídos homogeneamente pelo produto.
Chocolate fracionado
Ele tem cobertura mais aveludada do que o chocolate hidrogenado e seca mais rápido. Também não precisa passar pelo processo de temperagem e é indicado para fazer decoração e para banhos de chocolate (bombons, pão de mel, etc).
Temperagem é um processo onde o chocolate é derretido entre 45 e 50graus, para depois ser moldado no formato desejado. Para garantir essa moldagem, ele deve ser submetido a um resfriamento, um choque-térmico , onde abaixamos a sua temperatura para 27 até 30 graus.
Se o ar fica preso entre a camada de chocolate da sua casquinha de chocolate e a própria forma, a casquinha apresentará buracos após a cristalização nos pontos em que ficarão as bolhas de ar.
Depois de picar o chocolate, coloque tudo em uma vasilha e deixe no micro-ondas por 30 segundos. Vale lembrar que dificilmente ele vai derreter completamente na primeira leva.
Guarde-o bem embalado, evitando a entrada de ar, umidade e odores de outros alimentos. Lembre-se de que a gordura do chocolate absorve esses odores, alterando o sabor do produto. Ele deve ser guardado em local seco e escuro, com temperatura entre 12 e 20 ºC.
Uma dica para facilitar o transporte é utilizar caixas térmicas, que irão evitar que os produtos superaqueçam. Se você fizer as compras de carro, não deixe o chocolate no porta-malas e, se possível, mantenha o ar condicionado ligado. O ideal é trabalhar sempre em um ambiente climatizado, entre 18°C e 25°C.
. Os bombons de chocolate podem ficar na geladeira por, no máximo, 10 minutos para endurecerem. Após isso ele vai suar ao sair e derreterá mais facilmente, além de ficar manchado depois de seco.
Após derretido, o chocolate tem que ser temperado ou dado um “choque térmico”. A temperatura ideal para o chocolate ao leite é de 29 graus. Para saber a temperatura utilize o termômetro culinário ou coloque uma pequena porção de chocolate sob os lábios. Ele deverá transmitir a sensação de “frio”.
Com um termômetro culinário, meça a temperatura do chocolate: ela deve atingir 31 ºC e o chocolate está pronto para ser usado. Se ainda estiver quente, repita o passo 4. Caso tenha resfriado demais (inferior a 31 ºC), volte a tigela para o banho-maria por alguns segundos.