Segundo Torelli, uma alternativa para aumentar o valor da restituição é incluir os dependentes na declaração do Imposto de Renda. A Receita permite o abatimento de R$ 2.275,08 no imposto a pagar, por dependente. Este valor é considerado já anualmente e por cada dependente.
Caso seja negativa, tem saldo a ser restituído. Muitos contribuintes têm o imposto de renda retido diretamente na fonte pelos seus empregadores.
Você saberá se tem restituição do IRPF ou Imposto de Renda a pagar já no fim do preenchimento da declaração. Se você utilizou o programa da Receita (para download no computador), basta verificar no canto inferior esquerdo a informação “opção pela tributação”.
Segundo Valdir Amorim, coordenador de impostos da IOB, o primeiro passo é saber como a restituição é calculada. De maneira geral, a restituição é a diferença entre o que já foi retido na fonte e todos os rendimentos tributáveis. “O programa faz a conta para o contribuinte e mostra.
Se o contribuinte pagou Imposto de Renda a mais, a devolução da diferença é o que se chama de restituição. Acontece que a grande maioria dos contribuintes têm seus Impostos de Rendas retidos na fonte pagadora (a empresa para a qual trabalham já recolhe o IR).