Decidir pelo divórcio é sempre difícil. Tanto que, passado o calor do momento, mais da metade das pessoas se arrepende. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada no Reino Unido com 2 mil pessoas: nada menos do que 54% admitiram que ficaram se perguntando se fizeram mesmo a escolha certa, e a resposta foi “não”.
Mesmo assim, é preciso saber como superar uma separação. Por piores que sejam esses momentos, eles fazem parte da vida — e a sua não pode parar porque algo chegou ao fim. Contudo, as mudanças não acontecem de um dia para o outro, e é preciso encarar algumas fases até estar pronto, novamente, para o que virá.
É praticamente impossível passar por um processo de separação sem ter a autoestima fortemente abalada. De acordo com Lisandra, esse sintoma atinge a totalidade das mulheres que se separam. E, via de regra, a perda temporária do amor próprio está associada a um papel de vítima que leva as mulheres a sentirem pena de si mesmas.
Fernanda tomou a iniciativa da separação quando estava “no limite do descontentamento”. Porém, embora quisesse o desenlace, diz que ficou um “pouco triste” na ocasião. No entanto, hoje ela comemora a iniciativa. “Fico pensando como foi bom ter tido coragem de mudar o rumo da minha vida.”
Pensei muito antes de encarar o divórcio, mas, uma vez tomada a decisão, segui com a minha vida. Há quatro anos, quando me separei, tinha medo de recomeçar, claro, mas nunca deixei isso me impedir de buscar a minha realização. Eu me tornei dona da minha vida e foi uma experiência indescritível.
Como funciona o drop de itens no Team Fortress 2?
Como limpar e energizar Pedra do Sol?
Como juntar todas as partes no Sony Vegas?
Como contabilizar remessa de mercadorias?
Qual o tipo de tinta para pintar madeira?
Como jogar visita domiciliar no PEC?
É possível parar de beber sozinho?
Qual o significado de raspar a cabeça na Bíblia?
Como lançar venda de ações no IR 2021?
Quando deixar o emprego para empreender?
O que quer dizer ressarcimento à saúde suplementar?
Qual a melhor hidratação para cachorro?
Como ocorre o processo de dissociação das bases?