O objetivo do manejo do abdome agudo, principalmente no departamento de emergência, é determinar se é cirúrgico ou não. Os pacientes podem receber medicações sintomáticas como analgésicos e antiespasmódicos como a combinação de dipirona e hioscina.
Manter o equilíbrio hidroeletrolítico; Registrar manifestações cutâneas gerais, especialmente aquelas que podem denunciar alterações na circulação sanguínea; Relatar característica, intensidade, localização e fatores que agravam ou aliviam a dor do paciente.
Tratamento do abdome agudo
Os pacientes com dor abdominal intensa devem ser tratados criteriosamente com analgésicos apropriados, como a morfina. Na maioria dos casos, a conduta é cirúrgica.
Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade.
A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).
16 curiosidades que você vai gostar
Até recentemente, a avaliação radiológica inicial do paciente com abdome agudo incluía o raio X do abdome em posição supina e ortostática e raio X de tórax. Atualmente, a tomografia computadorizada (quando disponível) é geralmente considerada potencialmente mais útil na maioria das situações.
Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.
Didaticamente as causas de Abdome Agudo Cirúrgico são divididas em cinco grupos: Inflamatório, Obstrutivo, Perfurativo, Vascular e Hemorrágico(2).
Quadro clínico.
Em se tratando de uma anomalia, sua manifestação decorre das complicações que o envolvem. Entre elas, a obstrução intestinal é a mais comum, depois o sangramento intestinal, a diverticulite, a perfuração e sua apresentação dentro da hérnia inguinal (hérnia de Littré).
Cuidados de Enfermagem ✓ Administrar somente com soluções de infusão recomendadas e prescrita. ✓ Verificar se não há hipocalemia ou hipomagnesemia antes da administração. ✓ Pacientes com obstrução intestinal devem ser monitorados após a administração, já que prolonga o tempo de trânsito no intestino grosso.
A prevalência das causas de abdome agudo muda conforme a faixa etária. Sem sombra de dúvidas, a causa mais comum em jovens é a apendicite. Já em idosos é doença biliar, obstrução intestinal e isquemia/infarto intestinal. A adenite mesentérica é comum em crianças.
Causas da dor abdominal aguda
A dor pode ter muitas causas como, por exemplo, infecção, inflamação, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos, contrações musculares descoordenadas, bloqueio devido a uma obstrução ou bloqueio do fluxo sanguíneo aos órgãos.
O abdome agudo inflamatório é nada mais nada menos que a causa mais comum de dor abdominal aguda no departamento de emergência. Você vai precisar agir de forma rápida e eficaz, pois o paciente pode já chegar em estado grave ou pode ficar grave, necessitando de uma conduta imediata.
Quais são os principais cuidados de enfermagem?Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ... Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ... Promover a segurança do paciente. ... Prevenir complicações de doenças. ... Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ... Prevenção de lesões por pressão.
Resumidamente as intervenções de enfermagem nas afecções gastrintestinais incluem: evitar a infecção, alivia a dor, reduzir a ansiedade, proporcionando cuidados adicionais de enfermagem e promover a orientação perceptiva e psicológica8.
Os sete eixos são definidos como(2-4): 1) foco – área de atenção relevante para a Enfermagem; 2) julgamento – opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem; 3) meios – maneira ou método de executar uma intervenção; 4) ação – processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente; ...
Entre eles, destacam-se o ultra-som e a tomografia computadorizada.
Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.
Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.
Abdome agudo vascular é uma condição na qual ocorre redução ou ausência de perfusão tissular intestinal, o que leva a isquemia de alças, com possibilidade de desfechos dramáticos para o paciente. É o mais grave de todos os tipos de abdome agudo, o mais difícil de diagnosticar e o que apresenta maior mortalidade.
O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.
A palpação da região abdominal deve ser realizada de duas formas: superficial e profunda. Na palpação superficial procuramos identificar regiões que possam apresentar hipersensibilidade, verificamos a resistência muscular e a possível presença de algumas massas abdominais.
Esse procedimento permite ao médico radiologista a avaliação dos órgãos internos do abdome e suas estruturas – fígado, vesícula biliar, baço, veia cava inferior, rins, pâncreas, bexiga e vasos do abdome – auxiliando na detecção de patologias como cálculos biliares, esteatose hepática (gordura no fígado) e tumores.
Geralmente, são realizados exames de sangue e urina para identificar distúrbios que possam causar a dor.
A ecografia não viabiliza a avaliação dos órgãos com gás, como o estômago ou os intestinos. Nestes casos, a endoscopia digestiva alta (EDA) e a colonoscopia são os exames mais recomendados.
Quem não pode tomar citrato de sildenafila?
Quem é a filha de Marcos Paulo?
Quanto tempo a carie demora para destruir o dente?
O que é uma habilidade humana?
Qual a potência de 5 elevado a 0?
O que significa renúncia na Bíblia?
Como enviar um powerpoint por g-mail?
Quanto tempo de jejum para fazer exame de hemograma completo?
Qual a altura ideal para um portão de garagem?
Quando Rosalind Franklin morreu?
Como cumprimentar Exu na gira?