O serviço pré-hospitalar salva vidas e previne o agravamento no quadro de saúde das vítimas de diversas ocorrências, como traumas e mal súbito. O atendimento de primeiros socorros do APH exige alto nível técnico e humanização dos procedimentos.
Atendimento pré hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital). De acordo com a legislação brasileira existem dois tipos de Atendimento Pré Hospitalar, o Fixo e o Móvel.
O Curso de APH visa desenvolver competências para prestar auxílio imediato às vitimas de acidentes e mal súbitos ocorridos em casa, no trabalho no trânsito ou qualquer outro local onde pode acontecer algum fato que venha a causar algum mal a uma pessoa, na qual devemos reconhecer uma situação de emergência, sua ...
A atividade do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar (APH) no Brasil desenvolveu-se a partir da década de 1990, com o surgimento das unidades de suporte avançado de vida.
A legislação brasileira dispõe que os profissionais de APH estão divididos em dois grupos: Profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros; auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Profissionais de outras áreas: policiais, guarda municipal; bombeiros e motoristas de veículos de urgência e emergência.
Quem pode fazer o curso? Qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha interesse em se qualificar na área de Atendimento Pré-Hospitalar - APH, sem necessariamente ter realizado algum curso da área.
Compreende, portanto, três etapas:
A legislação brasileira dispõe que os profissionais de APH estão divididos em dois grupos:
144 horas - NÃO É NECESSÁRIO SER DA ÁREA DA SAÚDE PARA REALIZAR O CURSO. 144 horas – Uma das maiores cargas horárias presenciais, contendo parceria com ambulância e muitas aulas práticas.
Existem basicamente dois tipos de APH: o Fixo e o Móvel. As unidades fixas configuram os serviços de urgência e emergência localizados em ambientes hospitalares, como os Pronto-Socorros, UPAs, etc Já as unidades móveis são os serviços também de urgência e emergência, mas com deslocamento até os pacientes.
Se tratando do APH móvel, podemos dizer que o principal objetivo é remover a vítima com segurança do local de acidente e levá-la para a unidade de atendimento mais próxima. Tudo isso depois de prestar os primeiros socorros, evitando a perda de sinais vitais e o agravamento das lesões.
De acordo com a Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002, os profissionais de APH podem ser divididos em dois grupos: os profissionais oriundos da área da saúde; e os profissionais não oriundos da área da saúde. No primeiro grupo, estão incluídas as seguintes profissões: Pediatras (nos casos de APH Fixo).
Se há deslocamento, um acompanhante da vítima pode acompanhá-lo até a unidade de saúde mais próxima. Os protocolos de APH mais comuns no mundo são o Protocolo Norte-Americano e o Protocolo Francês de Atendimento Pré Hospitalar. O primeiro traz o conceito onde a equipe deverá chegar até o local do acidente no menor prazo de tempo possível.
O que é ação civil de interdição?
Qual é a fórmula mínima da cafeína?
Quem é diabético pode tomar café?
Qual a diferença do Dorflex para o nevralgex?
Qual a vantagem de se ter um filho?
O que fazer para igualar a cor do corpo?
Como o EAD pode contribuir para a formação profissional na atualidade?
O que é bom para dar força e energia?
Quem é o gorro preto Riverdale 4 temporada?
Como tirar cimento do piso depois de seco?
Qual foi o jogo de futebol mais longo da história?
Quais são os tipos de licença de uso?
Qual animal representa prosperidade?
Como saber se a ave está com dor?
Como deixar seu chefe louco por você?
Como receber o auxílio permanente?
Como a Big Mom conseguiu a Soru Soru no Mi?
Qual foi a primeira fonte de energia que nossos antepassados conseguiram controlar?