O que é e quando acontece um curto-circuito Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.
Dessa maneira, quando a corrente elétrica que deve passar pelo fio condutor e chegar no ao seu destino final atinge uma intensidade muito elevada, somada a um circuito pequeno ou danificado, ocorre um superaquecimento dos condutores, resultando no curto-circuito.
O Que Provoca um Curto Circuito?Ligar muitos aparelhos na mesma tomada provoca uma sobrecarga (aquecimento) no circuito elétrico. ... Outro fator que pode ocasionar um curto-circuito é a ausência ou falha no dimensionamento dos fios e equipamentos conectados às tomadas.
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:Disjuntor que desarma constantemente.Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.Aumento inesperado na conta de luz.Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.
Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.
26 curiosidades que você vai gostar
Toque um pino do multímetro no parafuso terminal do disjuntor (ou "parafuso quente"). Toque o outro pino sobre o fio terra, que está normalmente localizado em uma barra de metal no lado direito da caixa de energia. A leitura no multímetro deve mostrar quantidade de eletricidade que está fluindo através do disjuntor.
Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.
As vezes o disjuntor está armado da maneira correta, mas a energia não passa. Isso pode ser sinal de disjuntor queimado. Pode ser também erro da ligação ou até mesmo rompimento do fio em algum momento. Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro.
Como sabemos, os curtos-circuitos são acidentes elétricos que podem causar sérios danos ao sistema elétrico do local. Eles são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.
Qual é o produto final da digestão dos carboidratos?
Como limpar a formatação de uma célula no Excel?
Para que serve a fita métrica na enfermagem?
Quem é o pai da antropologia brasileira?
O que representa o cajado na Bíblia?
Quais são os animais com pernas?
Como saber se furou a tripa do cachorro?
Como saber quantos pontos eu tenho?
Como um sensor capacitivo funciona?
Como se cadastrar no Samsung Account?
Como é calculado o frete dos Correios?
Qual a principal diferença entre Suspect e prospect?
O que causa tremedeira na ressaca?
Como fazer uma reclamação da Natura?