Compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente a necessidade de comer, mesmo quando não está com fome, e que não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita. Pessoas com compulsão alimentar comem grandes quantidades de alimentos em pouco tempo.
Como identificar a compulsão alimentar?
Portanto, a ansiedade é um dos fatores que apresentam relação direta com a compulsão alimentar, pois os estímulos ansiosos para a comida, aos poucos, tornam-se um hábito. Muitas vezes, o ato de comer compulsivamente resulta de quadros associados à fome emocional, que surge de repente e a pessoa se vê dominada por ela.
Confira as principais dicas:
Além da composição da dieta e de fatores emocionais, doenças como diabetes e problemas na tireóide podem estar por trás da fome constante. Sentir fome o tempo todo, mesmo depois de comer, nem sempre é gula. Fatores hormonais, nutricionais ou até mesmo emocionais podem ser a causa de tamanho apetite.
O tratamento da compulsão alimentar é multidisciplinar e especializado, ou seja, a pessoa é acompanhada por vários profissionais. Em muitos casos, é necessário que a pessoa compulsiva seja acompanhada por um psiquiatra, nutricionista, nutrólogo, clínico geral, psicólogo, entre outros especialistas.
10 estratégias para não descontar a ansiedade na comida
Estar constantemente estressado, ansioso ou dormir mal causa alterações hormonais que levam ao aumento da fome. O hormônio leptina, que dá saciedade, é reduzido enquanto o hormônio grelina aumenta, que é o responsável pela sensação de fome.
Faça uma lista de coisas que te deixam feliz e coloque a lista em prática, isso te ajudará no caminho de evitar comer muito. Comer bem é comer de tudo, sem culpa, sem restrição, com prazer, escutando as suas emoções e a sua fome. Aumente o consumo dos alimentos verdadeiros (frescos) que vem da natureza.
Da pré-história à sociedade pós-moderna, o ato de comer passou por significativas mudanças. A chegada de novas tecnologias para facilitar a fabricação, a produção, o transporte e a conservação de alimentos provocou uma revolução na alimentação, principalmente nos hábitos familiares, como as refeições partilhadas.
Além de ser uma atividade fundamental, o ato de comer em grupo, por exemplo, é um dos que define o homem como um ser cultural e participativo em um contexto social. Os alimentos que escolhemos e a forma como consumimos também nos dizem muito sobre identidades, costumes e características sociais e culturais de um grupo.
As mudanças na produção e no ato de comer refletem o ritmo agitado imposto pelo estilo de vida moderno, em que as pessoas passam muito tempo no trabalho, enquanto o tempo para as refeições acaba servindo para várias atividades.
Qual a respiração normal de um recém-nascido?
Como o Revolution age no gato?
Qual cor de cabelo combina comigo masculino?
Como saber se o bebê tem síndrome de Down na barriga?
Quanto tempo o Tâmisa 30 começa a fazer efeito?
Quais eram as pautas dos revoltosos paulistas de 1932?
Como saber a hora de colher a berinjela?
Como transformar a empresa MEI em me?
Como usar o Twitter de forma correta?
Como transformar ícone em texto?
Qual exame fazer para saber se estou com infecção urinária?
O que aparece quando o processo chega ao fim?
Tem como transformar um vídeo em PDF?
O que é a patente qual a sua função dentro da Lei de Propriedade Industrial?