A falta de colágeno facilita o desenvolvimento de doenças que afetam o sistema musculoesquelético, como osteoartrite e osteoporose. A baixa quantidade da proteína prejudica ainda a firmeza, a elasticidade e a hidratação da pele, tornando-a mais suscetível a rugas, à flacidez e a outros sinais do envelhecimento.
Hábitos como o consumo exagerado de açúcar, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda.
Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.
Como saber se eu estou com falta de colágeno no corpo? Veja os sinaisenvelhecimento aparente da pele – rugas e linhas de expressão;pele sem brilho e com sinais de desidratação;cabelos fracos e unhas quebradiças;flacidez;dores e lesões articulares frequentes;dificuldade de cicatrização;
Portanto, de acordo com ela, para recompor o colágeno no organismo é preciso incluir alimentos ricos nesses nutrientes através de uma dieta equilibrada e variada. “Aposte em alimentos como carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins)”, sugere.
38 curiosidades que você vai gostar
O colágeno é uma proteína encontrada principalmente em carnes vermelhas, frango, peixes e na gelatina convencional. Porém, o consumo dos alimentos ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício também são importantes, porque melhoram a absorção e aumentam a produção de colágeno no organismo.
Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno.
Para diagnosticar a colagenose, além da avaliação clínica, o médico poderá solicitar exames de sangue que identificam a inflamação e anticorpos presentes nestas doenças, como FAN, Mi-2, SRP, Jo-1, Ro/SS-A ou La/SS-B, por exemplo.
Não é possível medir a quantidade da proteína no corpo, mas quando começa a diminuir, é normal sentir sintomas como dores nas articulações ou tendões e ligamentos mais rígidos. Os músculos também podem enfraquecer e a pele fica menos firme.
Quais as posições táticas do futsal?
Como entrar em uma pasta pelo terminal do Linux?
Como fazer o controle da mente?
Como fazer maionese de dinossauro?
Como ter criatividade para escrever um texto?
Como vencer as doenças emocionais?
Como faço para voltar a versão antiga do meu WhatsApp?
Que horas tem ônibus de Ilhéus para Itacaré?
Como saber se meu mini cacto está saudável?
Como fazer perguntas no WhatsApp?
Como ter mais de duas casas no The Sims 4?
O que diz a RDC 44 2009 da organização e exposição dos produtos?
Como ser constante no Instagram?
Como se comportar em um processo seletivo?