O que exclui a tipicidade material do delito?

Pergunta de Ângela Leal Magalhães em 30-05-2022
(64 votos)

O princípio da insignificância tem o condão de afastar a tipicidade material do fato, tendo como vetores para sua incidência: a) a mínima ofensividade da conduta, (b) a ausência de periculosidade social da ação, (c) o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e (d) a inexpressividade da lesão jurídica.

O que exclui a tipicidade material?

a) mínima ofensividade da conduta do agente; b) nenhuma periculosidade social da ação; c) reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e; d) inexpressividade da lesão jurídica provocada.


O que é a tipicidade material?

Por outro lado, entende-se por tipicidade material a existência de lesão ou exposição de perigo de um bem jurídico penalmente tutelado. Por exemplo, o furto da garrafinha vazia muito provavelmente não ofende o patrimônio da vítima, não podendo tal conduta, portanto, ser denominada de furto para fins penais.

O que o princípio da insignificância exclui?

A aplicação do princípio da insignificância afasta o aspecto material da tipicidade, embora a conduta insignificante seja contrária ao ordenamento jurídico e ainda que não constitua crime por não se revestir de tipicidade material.

Qual a diferença de tipicidade formal e material?

Para a teoria moderna, a tipicidade penal tem duas facetas: formal e material. A tipicidade penal deixou de ser mera subsunção (formal) e passou a abrigar juízo de valor na análise da relevância da lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico (material).

Teoria Geral do Delito - Tipicidade


27 curiosidades que você vai gostar

O que é crime formal e material?

Crime material: é aquele que prevê um resultado naturalístico como necessário para sua consumação. São exemplos o delito de aborto e o crime de dano. Há quem o chame de crime de resultado. Crime formal: é aquele que descreve um resultado naturalístico, cuja ocorrência é prescindível para a consumação do delito.

Quais os tipos de tipicidade?

Temos a tipicidade formal que é a relação de enquadramento entre um fato concreto e a norma penal. Além disso, temos a tipicidade material que é a lesão ou ameaça de lesão ao bem juridicamente tutelado. O principio da insignificância exclui a tipicidade material, tornando o fato atípico.

O que exclui a culpabilidade do crime?

A legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito consistem em causa excludentes da ilicitude. A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas excludentes da culpabilidade.

Qual substrato do crime é excluído pelo princípio da insignificância?

Dessa forma, é correto dizer que o princípio da insignificância afasta a tipicidade material e, consequentemente, o próprio crime. Agora, conhecedor da natureza jurídica do princípio, vamos aprofundar: 1. O princípio da insignificância não é aplicado somente ao crime de furto.



Outras questões

O que é onomatopeia 5 Exemplos?

Qual é a origem da desigualdade social no Brasil?

Qual é melhor Depo-Provera ou Mesigyna?

Como deixar o cabelo marrom naturalmente?

O que significa números na Bíblia?

Quem foi o melhor Ronaldo ou Romário?

Qual é a origem da família Souto?

Qual a melhor hora para pegar marquinha?

Qual é a resolução 480?

Quais são os comandos militares?

Quais são as fases do ciclo de vida da informação?

Quais os primeiros sintomas de uma pessoa com câncer?

Quanto tempo demora para baixar a pressão?

O que é responsabilidade civil do empregador?

Qual a empresa mais rica do Brasil 2020?

Como funciona uma estamparia?

Quais fantasias mais usadas?

Qual valor IPVA 2022 MG?

Quem é Ejionile?

Como saber se é gastrite ou gases?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com