A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).
Estudar a regência dos termos é importante porque nos permite ampliar a capacidade de expressão. Assim, conhecemos os significados de um verbo e as diferenças que a mudança ou retirada de uma preposição podem provocar.
Regência verbal é a relação existente entre o verbo e os seus complementos, ou seja, é a forma como o verbo se liga ao objeto direto e ao objeto indireto. Essa ligação entre o verbo e os complementos verbais pode ser feita através do uso de uma preposição ou sem a presença de uma preposição.
Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.
A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
32 curiosidades que você vai gostar
Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar). ...
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
No entanto, deve-se ter atenção, pois regência nominal e verbal não são a mesma coisa. Enquanto a regência verbal estuda a relação entre um verbo e os termos regidos, a nominal se trata do vínculo entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos.
No sentido de "Desejar", ter vontade ou intenção, querer é Transitivo Direto: A menina quer o sorvete. Ela não o quis para marido.
No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.
“Você gosta do que faz”? a) Qual é a regência do verbo gostar na frase? Verbo transitivo indireto.
Isso porque o verbo gostar, sendo transitivo indireto, exige a preposição de. ... Isso porque o verbo gostar, sendo transitivo indireto, exige a preposição de. O mesmo não ocorreria se o verbo fosse, digamos, adorar, pois este é transitivo direto.
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for).
desejar (verbo) -
A preposição exigida pelo verbo querer é a prep. a (Quem quer, quer a alguém = Quem estima, estima alguém). Sempre que o objeto indireto for um elemento de terceira pessoa, poderá ser representado pelos pronomes oblíquos átonos “lhe, lhes”, salvo algumas exceções, que veremos em outra oportunidade.
O mesmo que: quer, cobiça, aspira, ambiciona, anela, anseia, apetece, empenha, estima.
verbo transitivo direto e pronominal Sentir grande atração por outra pessoa: desejar alguém; o casal se desejava. expressão Deixar a desejar.
Responder como verbo transitivo indireto
Com apenas um complemento, o verbo responder é um transitivo indireto, cuja regência é feita com a preposição a, quer o complemento se refira a pessoas ou a coisas. Respondeu ao professor. Respondeu à mãe. Respondeu aos familiares.
Deseje vem do verbo desejar. O mesmo que: queira, cobice, aspire, ambicione, anele, anseie, apeteça, empenhe, estime.
Desejam vem do verbo desejar. O mesmo que: querem, cobiçam, aspiram, ambicionam, anelam, anseiam, apetecem, empenham, estimam.
O que fazer se a empresa não der baixa na carteira de trabalho?
Quanto tempo leva para recuperar joelho?
Como saber se você está sendo acusado de algum crime?
Como são os testes de produtos em animais?
O que gasta mais energia ventilador de teto ou de chão?
Como tirar extrato Fies Caixa Econômica?
Como definir os músculos do corpo rápido?
Como fazer progressiva com Maizena e vinagre de maçã?
Qual o valor de uma cuidadora 24 horas?
O que a filosofia contemporânea questiona *?
Como calcular o gerador ideal para residência?
Quem é maior Drogon ou Balerion?
Quais as características da litosfera?
O que bom para labirintite emocional?
Pode misturar cachaça com refrigerante?
O que acontece quando sai do Tinder?
Como podem ser classificados os seres vivos?