Já os comerciantes, artesãos e assalariados urbanos, que eram chamados demiurgos, estavam excluídos das decisões políticas da pólis e também queriam participar delas. ... O resto da população continuou excluída das decisões políticas da pólis. A situação em Atenas não era nada calma com a pressão constante dos excluídos.
Demiúrgos: comerciantes que enriqueceram e também possuíam o status de cidadãos; Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; Escravos: inicialmente foi instituída a escravidão por dívida e, posteriormente, os escravos passaram a ser obtidos através de guerras.
Tetas: Correspondia aos camponeses pobres e sem terra, sendo este um grupo marginalizado e sujeito a péssimas condições de vida. Alguns indivíduos que pertenciam a esse grupo social se tornaram remadores das trirremes. Eles poderiam participar da política ateniense.
THETAS: Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais. METECOS: comerciantes estrangeiros. ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras.
A economia ateniense na Grécia Antiga era baseada, principalmente, na agricultura e no comércio marítimo. - A agricultura também era muito importante na Atenas Antiga. Uvas e azeitonas eram os destaques da produção agrícola. Porém, também cultivavam o trigo e a cevada.
38 curiosidades que você vai gostar
- A agricultura era a principal atividade econômica. Porém, havia também o comércio e a produção artesanal. Essas duas atividades eram exercidas pelos periecos.
Eles se dedicavam ao comércio, pagavam os impostos e não tinham direitos de participar dos órgãos políticos da cidade e nem de entrar para o exército.
Os thetas formavam a camada inferior, eram trabalhadores braçais, camponeses, marginalizados econômica e politicamente. A produção de excedente, fez com que a situação dessa camada se deteriorasse, pois em Atenas desenvolveu-se a escravidão por dívida.
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
A sociedade ateniense era dividida no período de seu apogeu em: Eupátridas (alta aristocracia, com direito a cidadania, que foi progressivamente abrangendo os menos ricos); Metecos (pequenos comerciantes, sem direitos de cidadão) estrangeiros.
Em 338 a.C., Atenas foi derrotada na Batalha de Queroneia por Felipe da Macedônia e perdeu definitivamente sua independência.
Na época arcaica o Areópago era um conselho de anciãos, formado por representantes das famílias mais nobres. A partir de 487 a.C., os magistrados passaram a ser escolhidos de forma democrática, por sorteio, e não mais como antigamente no tempo de Sólon, onde eram eleitos entre os dois primeiros grupos censitários.
É considerado escravidão o regime de trabalho no qual homens e mulheres são forçados a executar tarefas sem receber qualquer tipo de remuneração. Além disso, as pessoas escravizadas têm suas liberdades tolhidas, pois são consideradas propriedades de seus senhores, podendo ser vendidas ou trocadas como mercadorias.
Na Grécia Antiga, a mulher de Atenas tem papel único na sociedade: ser mãe e ter herdeiros. Sua fertilidade é extremamente valorizada. A mulher não tem qualquer participação na política ou vida pública.
Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas. ... A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.
A sociedade ateniense era dominada pelos eupátridas, que eram grandes proprietários de terras. Contudo, o poder dos eupátridas era constantemente desafiado pelas camadas menos favorecidas e pelos comerciantes, que exigiam maior igualdade de direitos.
Principais características da sociedade ateniense:
- A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critério de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre.
A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade.
Atenas contava com três classes: Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Como era a educação dos atenienses
A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
Hilotas – pessoas submetidas ao regime de servidão. Não possuíam direitos políticos e eram considerados propriedade do Estado. Os hilotas viviam em péssimas condições e, muitas vezes, eram vítimas de massacres por parte dos espartanos para evitar rebeliões.
A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.
Curiosidades A tradição fornece a Atena à criação do Areópago. Reza a lenda que a deusa Atena criou o tribunal para julgar Orestes, irmão de Ifigênia e filho de Agamêmnon e de Clitmnestra. Vingando a morte do pai, Orestes, assassinou a mãe e seu amante. A deusa criou o tribunal para julgá-lo.
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