Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.
Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. ... De modo geral, eles passam a existir quando a empresa fabrica dois ou mais produtos. Assim, existem certos gastos da produção que são comuns a esses produtos.
Outros exemplos de custos indiretos
Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.
Os custos indiretos são todos os valores a serem gastos com a administração central da construção, salários de funcionários, despesas com viagens, seguros, impostos, taxas, consultorias e pró-labore dos diretores. Portanto, eles independem do volume produzido na obra.
Entre as formas mais comuns de custos indiretos estão:Os salários de funcionários que não trabalham na fábrica;A depreciação e a manutenção de equipamentos;As contas de água, energia elétrica, internet e telefonia;O material de escritório e limpeza.
31 curiosidades que você vai gostar
O que são despesas diretas e indiretas? ... Bom, esses gastos são chamados de despesas diretas, pois estão relacionadas diretamente ao processo de venda – o nosso objeto de estudo -, podendo variar em cada transação. Já os salários, encargos e outras despesas gerais são chamadas de despesas indiretas.
Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. Para calcular o custo direto unitário é recomendável que a empresa tenha um sistema de requisições relacionado ao consumo de materiais e um sistema de apontamentos que permita relacionar o tempo e o trabalho realizado por cada funcionário.
Como exemplos de custos indiretos, pode-se citar o rateio de todos os custos da administração central que são constituídos pelos salários dos funcionários que trabalham na sede da empresa, as despesas administrativas, taxas, seguros, despesas com viagens, consultorias e pró-labore dos diretores, dentre outros.
Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
Os custos diretos e indiretos de produção dentro de uma empresa são obtidos por meio da soma dos valores empregados em mão de obra direta e indireta e do que é gasto com materiais diretos e indiretos.
Exemplos de custos fixosSalário de funcionários;Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;Manutenção de equipamentos;Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.
De uma forma simples e didática, o material indireto é aquele que não tem relação direta com a produção da fábrica.
...
O que é material indireto?lubrificantes;combustível para máquinas;itens de limpeza;parafusos;lixas e estopas;EPIs.
Nesse caso: Produto X (50.000/100.000 = 50%); Produto Y (20.000/100.000 = 20%) e Produto Z (30.000/100.000 = 30%). Assim que você tiver o percentual, você vai precisar pegar esse índice e multiplicá-lo pelo valor total que a sua empresa gastou com os custos indiretos.
O que são despesas diretas
Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. ... As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.
Outros exemplos de custos indiretos aparecem em:Materiais não ligados à produção (de um escritório da empresa, por exemplo);Mão-de-obra indireta (funcionários de limpeza ou segurança, por exemplo);Seguros contratados;Gastos com manutenção;Custos de depreciação ou amortização.
Dentro das despesas indiretas de uma obra estão o risco do empreendimento, os tributos, taxas e impostos, custos com água, luz, escritório, enfim, com a administração da obra. Portanto, é uma taxa essencial para o cálculo do preço de venda das unidades de um empreendimento.
Os custos diretos de uma obra são aqueles diretamente ligados com o projeto, como os materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a realização da construção. Por tanto, são mais fáceis de serem previstos. Já os custos indiretos não afetam diretamente uma obra, mas são necessários para sua realização.
Quatro tipos de custos na contabilidadeDiretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ... Indiretos. ... Fixos. ... Variáveis.
Material Direto é o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante deste. Exemplos:- matéria-prima, material secundário, embalagens. Matéria-prima é o principal material que entra na composição do produto final.
Despesas indiretas. ... impostos, material de escritório, comunicações, depreciação de máquinas e equipamentos etc. ... - Salários. ... - Aluguéis de áreas e imóveis. ... - Água. ... - Serviços de manutenção, conservação e limpeza. ... - IPTU. ... - Depreciação de móveis e utensílios.
São aqueles que não podem ser atribuídos diretamente aos insumos aplicados. São consequência da realização dos serviços. Por isso mesmo, são parte do custo real do empreendimento. Enquanto os custos diretos podem ser atribuídos diretamente às unidades ou partes de serviços, os custos indiretos são diferentes.
Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis. Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.
Para fazer o rateio do total dos custos indiretos, basta dividir o valor do que mais interferiu, no caso, a matéria prima, pelo valor total do mesmo e multiplicar o resultado dessa divisão pelo valor total dos custos indiretos.
Para saber o custo unitário basta dividir o valor pago pelo número de itens comprados. Imagine que sua empresa vende canetas e comprou um lote de 500 unidades. Este lote custou R$ 2 mil. Ao dividir o valor total pago pelo número de itens (500 canetas), é possível saber que o custo unitário é de R$ 4.
CIF = custos indiretos de fabricação. (b) O custo primário ou direto é a parte do custo de produção do período que pode ser apurada sem a necessidade de rateio. Ele é calculado através da soma do material direto com a mão de obra direta - CP (=) MD (+) MOD.
O que é bom para aliviar a dor do cisto Pilonidal?
Que fazer em caso de candidíase recorrente?
Como você acredita que deve ser o atendimento a um possível cliente?
O que causa carcinoma in situ?
O que passar no cabelo preto para dar brilho?
Como conservar o box de vidro?
Como manter o Wi-fi sempre ligado no notebook?
Como transferir todas as fotos do iPhone para o iCloud?
Como descobrir se o cachorro está com catarata?
Como deixar a luz do flash do celular ligado?
O que é bom para tirar carne esponjosa de unha encravada?
Quanto tempo dura o efeito do Salonpas?
O que trabalhar em Ensino Religioso 8 ano?
Como se adquire a bactéria cocos?
Quem trata animais como filhos pode sofrer transtornos?
Como transformar imagem em dourado?
Quanto tempo dura o clareamento dental a laser?
Como acabar com cochonilhas na raiz?