De acordo com a especialista, um copo de vinho tinto tem 125 calorias e o de branco, 121. Ou seja, uma diferença de quatro calorias. Porém, para quem está a fazer uma dieta com base na contagem de calorias, pode fazer toda a diferença no momento da pesagem.
Se você não quiser fazer contas, considere que, em média, a maioria dos vinhos tintos oferece de 80 a 120 calorias por 150 ml. E que o vinho com menos calorias, cerca de 60 por 150 ml, é o branco seco.
O vinho branco é mais refrescante do que o tinto e deve ser servido entre 8°C e 12°C. Por conta disso, ele é recomendável para regiões tropicais, como o Brasil. A uva Chardonnay é a mais famosa e popular na fabricação do vinho branco. Além dela, a Sauvignon Blanc e a Sémillon também são bastante utilizadas.
Os tipos de vinhos que possuem mais calorias são os encorpados, como o porto, tokay ou muscat. Todos esses são mais alcoólicos e doces, e, portanto, mais propensos a ter mais calorias. Portanto esses vinhos são capazes de engordar mais.
Resumindo: o vinho é mais calórico, porém bebe-se em menor quantidade.
32 curiosidades que você vai gostar
Segundo o diretor comercial da Heineken, Alexis Nasard, a bebida tem menos calorias que o leite, não contém aditivos e é totalmente natural, pois é feita de água, lúpulo, cevada e levedura.
Vinho tinto:
O tinto seco é considerado o melhor vinho para saúde e o mais indicado para se obter todos os benefícios da bebida. Isso porque, na fabricação, as sementes e cascas da uva são preservadas, o que faz com que a concentração de polifenóis seja maior do que nas outras variedades.
A maior concentração de polifenóis na bebida está diretamente ligada à coloração escura da casca. Portanto, para quem quer aproveitar os benefícios dos vinhos à saúde, o ideal é optar por variedades tintas, como Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot.
Verificou-Se que três copos de vinho branco por semana, têm um efeito protetor sobre o nosso cérebro. Um estudo feito descobriu que o ácido fenólico, que se encontra no vinho exerce uma ação positiva sobre as células cerebrais e nos protege de doenças neurodegenerativas, como a demência, especialmente após os 40 anos.
Os vinhos encorpados, ricos em álcool e em açúcar tendem a ser mais calóricos, enquanto um vinho branco seco tem cerca de duas vezes menos calorias.
O vinho tinto seco é rico em antioxidantes e flavonoides, presentes nas uvas roxas e em outras frutas vermelhas também. Por ter maior concentração de polifenóis, é o mais indicado para quem deseja melhorar a saúde cardiovascular. Já o vinho branco ou até mesmo o rosé apresentam menor potencial antioxidante.
Mais benefícios do vinho: Beber vinho em prol da saúde pode minimizar os efeitos do cigarro no organismo, prevenir doenças cardiovasculares, equilibra a pressão arterial, reduz a formação de cálculos renais e previne gripes e resfriados.
Para obter todos os benefícios do vinho para a saúde, a melhor opção é o vinho tinto seco. Embora o branco também tenha muitas propriedades, o seu processo de elaboração não contempla as cascas e as sementes (elas são retiradas), que são a maior fonte de polifenóis da uva.
Aumenta os níveis de colesterol bom
Uma das grandes vantagens de uma boa taça de vinho tinto é que ao mesmo tempo em que você degusta sua bebida, ela trabalha por você para diminuir a produção do mau colesterol (LDL) e aumentar a produção do bom colesterol (HDL).
As uvas tannat, originárias da França, são as que mais fazem bem ao coração. É o que revela a revista Nature. Após analisar diversos compostos de vinho tinto, cientistas ingleses descobriram que a substância procianidina inibe a formação de vasoconstritores nas artérias coronárias.
Tenha um coração saudável tomando vinho
Os polifenóis, antioxidantes vegetais, do vinho tinto também ajudam a proteger os vasos sanguíneos do coração. Já o vinho branco também pode melhorar a saúde do coração, mas o vinho tinto é mais eficaz devido ao maior teor de antioxidante, via alimentação.
Portanto, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode emagrecer e manter os níveis saudáveis do seu corpo, conforme explica o médico e fundador da Vinícola Serra das Galés, Sebastião Ferro. “O consumo moderado do vinho pode trazer inúmeros benefícios a saúde como vem comprovando a ciência.
Para nutricionistas, cervejas puro malte são melhores para a dieta. Nutricionistas afirmam que as cervejas puro malte – a Heineken é conhecida como uma cerveja puro malte – são mais indicadas por ter um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.
Heineken puro malte.
Essa cerveja é zero carboidratos e foi criada em parceria com um médico. Segundo os fabricantes, a cerveja é totalmente livre de açúcares e de baixo estímulo insulínico, sem interferir no sabor e na qualidade da bebida.
Confira a seguir.Bud Select 55. Calorias: 55. Teor alcoólico: 2,4% ... Miller Genuine Draft “64” Calorias: 64. Teor alcoólico: 2,8% ... Busch Light. Calorias: 95. Teor alcoólico: 4,1% ... Natural Light. Calorias: 95. ... Michelob Ultra. Calorias: 95. ... Miller Lite. Calorias: 96. ... Coors Light. Calorias: 104. ... Corona Light. Calorias: 109.
7 Benefícios do Vinho para a SaúdeProtege o coração. Previne o Diabetes. ... Previne o Diabetes. Previne a Depressão e o Alzheimer. ... Previne a Depressão e o Alzheimer. Melhora a Digestão. ... Melhora a Digestão. Auxilia no Combate à Obesidade. ... Auxilia no Combate a Obesidade. Faz Bem para a Pele.
Basicamente, a grande característica do vinho seco está na quantidade de açúcar presente na bebida. Após o processo de fermentação as leveduras se transformam em álcool grande parte do açúcar composto nas uvas.
Conheça os benefícios do vinho seco
De modo geral os vinhos secos são menos calóricos que os vinhos suaves (doces) por não possuírem o mosto de uva ou álcool vínico adicionado. Nos vinhos tintos, das uvas de cascas escuras, temos antioxidantes e óleos benéficos à saúde!
As que não toleram essa sustância química têm dor de cabeça, enjoos e inclusive reações alérgicas significativas. É considerado o principal responsável pela ressaca, que é a dor de cabeça e indisposição que sistematicamente atingem aquela pessoa quando toma vinho.
Quais são os possíveis malefícios
Além disso, a ingestão excessiva de vinho também pode causar outros problemas, como cirrose hepática, problemas de memória, ansiedade, depressão, alcoolismo, pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.
O que aconteceu depois que Rômulo matou Remo?
Como se formaram os reinos ibéricos?
Como se formou o território brasileiro resumidamente?
Qual a constante de ionização do ácido fosfórico?
Onde colocar o pronome oblíquo?
Como usar creme de queratina no cabelo?
O que colocar dentro de cestos?
Como usar o controle no emulador?
Como usar os verbos em inglês?
Qual a origem da quadrilha junina estilizada?
Quando surgiu a sequência didática?
Como foi criada a teoria das cores?
Como surgiram como foi a evolução das regras e quais as principais características?
Como surgiu o sistema operacional?