Glossário - xistosidade. Trata-se de um elemento estrutural da rocha, evidenciado pela existência de planos paralelos (foliação) resultantes da existência de uma forte recristalização dos minerais que a constituem. Como resultado a rocha divide-se em finas lâminas paralelas.
Qualquer estrutura planar de uma rocha metamórfica que pode ser originada durante os processos de metamorfismo. As diferentes texturas, resultantes do efeito da pressão, originam variações da foliação e são importantes na classificação das rochas. ...
O bandamento gnáissico é um aleitamento composicional constituído por bandas ou camadas de diferentes mineralogias, cores e/ou texturas, comum em rochas de grau médio e alto grau metamórfico – os gnaisses.
A lineação é definida como uma feição linear que ocorre penetrativamente em rochas, podendo ser subordinada à foliação aparecendo como arranjo linear difuso no plano da foliação (tectonitos S a S-L), ou ser o elemento dominante na estruturação da rocha, onde é difícil de reconhecer a foliação, aparecendo isotropia ou ...
foliação metamórfica Termo genérico que indica estrutura metamórfica resultante de esforço dirigido compressional originando planos. Termo genérico para estrutura metamórfica resultante de esforços compressionais, originando planos paralelos ("folhas") de diversos tipos.
36 curiosidades que você vai gostar
Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas.
As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore). As rochas foliadas podem ser classificadas de acordo com três tipos de textura, correspondentes a diferentes graus de metamorfismo.
milonito. Rocha de metamorfismo dinâmico, fortemente triturada, mas com tendência a comportamento mais dúctil do que o cataclasito por apresentar componentes minerais como clorita, sericita, epidoto, actinolita.. que podem apresentar-se orientados definindo uma foliação milonítica.
clivagem ardosiana. Plano penetrativo com recristalizações de baixo grau metamórfico típico de ardósia. ... acompanhada de rotação e quebramento de minerais pré-metamórficos segundo planos penetrativos; relaciona-se com metamorfismo de baixo grau de rochas pelíticas ou tufáceas, principalmente, originando ardósia.
A textura de uma rocha refere-se ao tamanho, forma, disposição, contatos e arranjo ou organização de seus componentes minerais e, se existirem, vítreos. ... Exemplos de texturas: rudítica, granoblástica, porfirítica, fanerítica, microcristalina, perlítica,..
Migmatitos são rochas heterogêneas formadas por meio de fusão parcial em auréolas de contato ou no interior de orógenos colisionais por meio de sobreposição de processos (i.e. metamorfismo, fusão parcial, segregação, drenagem e cristalização) que podem ocorrer de maneira incompleta (excetuando o metamorfismo), ...
xisto. Rocha metamórfica caracterizada pela xistosidade. Os xistos podem provir de vários tipos de rochas, de basaltos a pelitos e também de rochas plutônicas que sofram forte hidratação junto com metamorfismo termodinâmico.
Tipos de lineações comuns são: estrias, eixos de dobras, interseção de foliações, lineação mineral, orientações de seixos, boulders e oóides, varetas (rods), mullions e boudins (Hobbs, Means & Willians 1976).
A estrutura metamórfica é de origem secundária e pode ser classificada como foliada (rocha orientada) e não foliada (rocha maciça). A foliação resulta da orientação preferencial dos minerais devido à recristalização de minerais na presença de tensão diferencial (pressão dirigida).
O xisto é uma rocha sedimentar de granulação fina que se forma a partir da compactação de partículas minerais do tamanho de lodo e argila que comumente chamamos de “lama”. Essa composição coloca o xisto em uma categoria de rochas sedimentares conhecidas como “pedras da lama”.
As rochas metamórficas devem as suas características a diversos fatores, dos quais os mais importantes são: a composição das rochas preexistentes e que experimentam fenómenos de metamorfismo, a temperatura e a pressão durante o processo de metamorfismo, e os efeitos dos fluidos de circulação.
A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.Clivagem holoblástica ou total: o zigoto divide-se completamente. Igual: O zigoto divide-se e forma blastômeros de mesmo tamanho. ... Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto.
O metamorfismo de contacto, também conhecido como metamorfismo térmico, resulta da intrusão de magma a alta temperatura em rochas preexistentes. ... Como no metamorfismo de contacto a pressão é pouco significativa, o fenómeno ocorre sem deformação, e as rochas são não foliadas.
3) Como a clivagem ardosiana está relacionada com forças tectônicas? ... Intrusão de granito a 20 km de profundidade, pois a medida que aumenta a profundidade as rochas são sujeitas a forças geradoras de estado de tensão.
O serpentinito é uma rocha metamórfica que se forma por processos de metamorfismo da rocha magmática peridotito, a rocha predominante no manto superior da Terra. A rocha é constituída predominantemente por minerais do grupo da serpentina.
Uma zona de cisalhamento em geologia, é uma faixa estreita e planar de paredes subparalelas onde se concentra a deformação com taxas variáveis, são zonas de fraqueza e apresentam adelgaçamento por deformação localizada.
Esse tipo de rocha recebe nomes diferentes dependendo de sua procedência. ... Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).
Com base nessas diferentes origens, temos a classificação das rochas sedimentares. As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.
Gnaisse é uma rocha metamórfica de médio a alto grau, portanto, foi submetida a temperaturas e pressões elevadas. É uma das rochas metamórficas mais comum. Pode ser formada pelo metamorfismo do granito, ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas.
Exemplos de Rochas MetamórficasArdósia.Anfibolito.Xisto.Mármore.Gnaisse.Quartzito.
Onde descartar a caixa de Perfuro-cortantes?
Significado de destilado em espanhol?
Quem mata o demônio de olhos amarelos?
Como aliviar o congestionamento nasal?
Quais os planos de delimitação e Secção E qual a diferença entre eles?
Pode molhar a tatuagem no primeiro dia?
Porque pressão alta pode matar?
O antonimo de posteriormente é?
Porque o umbigo tem cheiro de bunda?
Qual tecla apertar quando o pc trava?
O que são políticas públicas para a educação?