O veto é político, quando a matéria é considerada contrária ao interesse público; jurídico, se entendida como inconstitucional; ou por ambos os motivos – inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público.
São atos pelos quais o Presidente da República informa ao Congresso Nacional os motivos que o levaram a vetar determinado projeto de lei. O veto acontece quando o projeto é considerado inconstitucional ou contrário ao interesse público.
O veto jurídico é um instrumento à disposição do Presidente da República para o exercício do controle preventivo de constitucionalidade. O uso desse recurso interfere diretamente na produção legislativa do Congresso Nacional.
O veto por motivo de inconstitucionalidade (conhecido como veto jurídico); O veto por motivo de contrariedade ao interesse público (conhecido como veto político).
O veto é o ato pelo qual o prefeito expressa sua discordância em relação a uma proposição de lei, por considerá-la inconstitucional ou contrária ao interesse público. ... O veto é um ato privativo (ou exclusivo) do prefeito e deve acontecer no prazo de 15 dias úteis após ele receber a proposição de lei.
20 curiosidades que você vai gostar
O veto é a discordância do Presidente da República com determinado projeto de lei aprovado pelas Casas Legislativas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), previsto na Constituição Federal (CF) no artigo 66 e seus parágrafos, com regramento interno no Regimento Comum (RCCN), artigos 104 a 106-D ...
Em geral, um projeto de lei tramita pela Comissão de Legislação e Justiça e pelas comissões permanentes que se ocupam do assunto tratado pelo projeto. Finalizada a etapa das comissões, o projeto é apreciado (discutido e votado) pelo Plenário, em 1º turno.
O veto, que consiste na manifestação de dissensão do Presidente da República em relação ao projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, caracteriza-se, no sistema constitucional brasileiro, por ser um ato expres- so, formal, motivado, total ou parcial, supressivo, supe- rável ou relativo, irretratável, insuscetível ...
De acordo com a Constituição de 1988, no âmbito federal, o presidente tem a prerrogativa de vetar, no todo ou em parte, um projeto de lei aprovado pelo Congresso, caso o considere inconstitucional ou, segundo sua avaliação, contrário ao interesse público. O veto total anula todo o projeto.
O que é uma argüição de descumprimento de preceito fundamental?
Quais são os fundamentos criados por Laban?
Qual é o bloco A do SPED Contribuições?
Quanto tempo demora para Falar 1000 palavras?
Qual o crime que admite tentativa?
Como deve ser o sêmen do homem?
Como emagrecer o rosto e pescoço?