Variações históricas (diacrônicas) As variações históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.
Variação histórica na linguística diz-se sobre a variação da língua no decorrer da história, influenciada e influenciando pelos/os costumes, as relações sociais. Por exemplo, antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois esse pronome de tratamento foi reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”.
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
As variações diastráticas, também chamadas de variações sociais, são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.
Variação geográfica (diatópica)
Trata-se da variação linguística relacionada à localização geográfica: diferentes cidades, estados ou regiões podem ter particularidades que vão desde o sotaque e o léxico às construções sintáticas.
41 curiosidades que você vai gostar
Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.
- A variação linguística sociocultural é realçada, sobretudo, em países que comportam grande desigualdade social. São fatores determinantes a profissão, classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero, sexualidade, religião etc.
As variações sociais são as diferenças de acordo com o grupo social do falante.
Quantos dialetos existem no Brasil?Baiano. Também conhecido como baianês, o baiano foi um dos primeiros dialetos brasileiros. ... Brasiliense. Esse dialeto, também chamado de candango, é resultado do fluxo migratório que começou em 1955, por conta da construção de Brasília. ... Caipira. ... Carioca. ... Gaúcho. ... Mineiro. ... Nordestino. ... Nortista.
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.
Variação geográfica ou diatópica
Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo.
→ Variedade regional
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!
A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.
Tipos de linguagemLinguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ... Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ... Linguagem mista ou híbrida. ... Função referencial. ... Função emotiva. ... Função conativa ou apelativa. ... Função metalinguística. ... Função fática.
A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.
É uma variante linguística, que tem origem em uma outra língua. Não necessariamente é originada na língua oficial do território em que se fala o dialeto.
Mesmo com a independência das antigas colônias africanas, o português padrão de Portugal é o padrão preferido pelos países africanos de língua portuguesa. Logo, o português apenas tem dois dialetos de aprendizagem, o europeu e o brasileiro.
Dialetos de Portugal
Açoriano — falado na região dos Açores. Alentejano — falado na região do Alentejo. Algarvio — falado na região do Algarve (há um pequeno dialeto na parte ocidental). Baixo-beirão; Alto-alentejano — falado na Região do Centro de Portugal (Interior).
Estima-se que, antes da chegada dos portugueses no Brasil, havia entre 600 e mil línguas sendo faladas pelos nativos indígenas. Hoje, existem um total de 154 línguas indígenas faladas no Brasil.
Jargão é uma terminologia técnica ou socioleto comum a uma atividade ou grupo específico, comumente usada em grupos profissionais ou socioculturais. Por exemplo, para os advogados peticionar significa o que os leigos conhecem por entrar com a ação ou pedir para o juiz.
Variação Situacional
É a capacidade que tem um mesmo indivíduo de empregar as diferentes formas da língua em situações comunicativas diversas, procurando adequar a forma e o vocabulário em cada situação.
O modo em que a língua portuguesa é falada em determinadas regiões ou dependendo do estilo de vida e o meio cultural do falante.
As variações linguísticas existem em virtude da combinação entre fatores socioculturais, isto é, as relações estabelecidas em determinadas comunidades, e fatores sociocognitivos, ou seja, as configurações de nossos cérebros nos momentos em que utilizamos a língua e influenciamos os outros indivíduos.
O regionalismo pode ser entendido como formas de apreensão do conjunto de particularidades de determinada região geográfica, decorrentes dacultura existente ali e de fatores históricos que a originaram, sendo o dialeto uma de suas principais formas de expressão.
Como funciona o aluguel de carros Fiat?
Como se chama a pessoa que não assume seus erros?
Como funciona o pagamento de arquiteto?
Como se chama a pessoa que não sabe falar direito?
Como as editoras pagam aos autores?
Como chama uma pessoa que não erra?
Qual a função de um compressor de ar?
Como se chama uma pessoa que se acha superior?
Como fazer uma alienação fiduciária?
Como cancelar contrato da HughesNet?
Como se chama a pessoa que economiza muito?
Como se chama o caldo da cana?
Quais são as vogal e semivogal?
Qual a velocidade de um catamarã?
Como se faz um choque térmico?
O que as pessoas falam da OdontoCompany?