As correntes de retorno ou agueiros podem ser definidas como o refluxo do volume de água que retorna da costa de volta para o mar, em virtude da força gravitacional.
Para reconhecer uma corrente de retorno (vala), observe:
· Que geralmente aparece entre dois locais mais rasos (bancos de areia). · Que se apresenta como o local mais escuro e com o menor número ou tamanho nas ondas. · Que é geralmente o local onde aparenta maior calmaria.
Se ela for muito grossa ou muito fina, a tendência é de que a corrente não seja tão perigosa. Quando a areia é fina, ela é levemente levada pela água, e o mar tende a ser raso. Onde ela é grossa, a praia tende a ser íngreme, então a água bate e volta. Por isso, a areia média é a mais perigosa e serve como indicador.
Os sinais característicos pra identificar correntes de retorno em praias com ondas são:Região com menor frequência ou ausência de quebras de ondas.Água de coloração diferenciada (mais clara ou mais escura, devido à maior profundidade ou pela agitação da areia).
Elas são formadas, geralmente, da seguinte maneira: Quando as ondas quebram, elas empurram a água acima do nível médio do mar. Uma vez que a energia da água é despendida, a água que ultrapassou aquele nível médio é empurrada de volta pela força da gravidade.
18 curiosidades que você vai gostar
Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.
Trace uma diagonal. O salva-vidas carioca Marcos Monteiro indica que, caso você seja arrastado, uma das melhores maneiras de tentar sair da água é traçar uma linha diagonal em relação à praia e procurar o local que tenha mais ondas, usando a força do mar a seu favor.
Para ajudar alguém que caiu em uma corrente de retorno, a primeira orientação é pedir ajuda profissional e jamais tentar salvar a pessoa sozinho. "A pessoa que não é habilitada, que não tem curso de salvamento, pode ir junto e se afogar também. Tem que procurar o salva-vidas para fazer o socorro.
A figura 4, desenvolvida pelo corpo de bombeiros militar do estado de Santa Catarina, ilustra a corrente de retorno, suas áreas de escape e orienta os banhistas como proceder caso entre em um local de risco. Para nós, surfistas, as correntes de retorno são utilizadas como facilitadores para passar a arrebentação.
Como os geólogos estudam a Terra?
Como fazer uma pipa com sacola e palito de churrasco?
Como os artistas podem se inspirar na natureza para criar sua arte?
Como subtrair e multiplicar na mesma fórmula no Excel?
Como os dinossauros foram extintos do planeta Terra?
Para que serve a fórmula soma produto?
Como passar no teste de poluentes?
Como os genes regulam o nosso organismo *?
Como exercícios físicos ajudam no equilíbrio do corpo?
Como fazer a suspensão do Fies passo a passo?
Como transferir o desenho do papel para parede?
Como mudar a barra de navegação do Moto e6s?
Como os genes podem ser representados explique?
Para que serve o cateter de Swan Ganz?
Como fazer contagem de células coloridas no Excel?
O que é mudança de cultura organizacional?
Qual é a principal importância dos fungos para o planeta?
O que estudar para o vestibular da Faap?
Como somar valores de diferentes planilhas no Google Sheets?