A nossa vaia vai além do ato de demonstrar insatisfação, indignação ou deboche. Ela também é união, identidade, grito de pertencimento e entoar, em alto e bom som, o famigerado “IIIIÊÊÊIIII” é para poucos.
Ieeeeei
“Ieeeeei”. O famoso grito dos cearenses é destaque na nova campanha do Beach Park que divulga a promoção que dá desconto para os moradores do Ceará na compra antecipada de ingressos para o Aqua Park. A promoção foi prorrogada até o dia 30 de outubro.
Gírias Cearenses
A vaia cearense (IÊÊÊÊÊÊI!) Um grupo de cearenses observava o tempo fechar na Praça do Ferreira, um dos lugares mais históricos e importantes da capital Fortaleza . O Ceará sofria com a seca na época, então no momento em que o sol apareceu e estragou a possibilidade de chuva, o povo ali simplesmente começou a vaiá-lo!
substantivo feminino Expressão de desaprovação, de desprezo, demonstrada por gritos e assobios. [Gramática] Mais usado no plural "vaias". Etimologia (origem da palavra vaia).
Um grito de guerra ou grito de armas é, normalmente, uma palavra ou frase simples, de uma entidade, para juntar ou incentivar ao combate ou à acção, os seus membros ou seguidores. Na heráldica o grito de guerra é colocado, normalmente, num listel sobre o brasão.
Max Petterson, youtuber cearense que mora em Paris, sobre primeiro filme: "Total do humor"
BABA-OVO – puxa-saco, bajulador, babão. BABAQUARA – Matuto ou pessoa ingênua, tola, que não sabe de nada. BABAU – Prejuízo total, perda irrecuperável de alguma coisa.”Pagou serviço adiantado a operário ou advogado, babau, é dinheiro perdido!”. BADOGUE – O mesmo que baladeira ou estilingue”.
Vitrine viva de expressões e movimentos, a região é referenciada na fala de importantes personalidades do Estado de modo a dimensionar a relevância desse pulsante chão
Suas expressões regionais fazem com que seu vocabulário seja único e divertido, mas algumas pessoas podem ficar na dúvida sobre o significado de algumas gírias. Confira então o nosso Dicionário Cearense, para conhecer melhor as gírias e expressões usadas por lá.
"Os vocábulos que temos no cearensês têm três origens. A origem nativa, das línguas indígenas, representada pelo tupi, que nós chamamos em filologia de substrato linguístico, que é a língua do nativo. O segundo elemento do vocabulário do cearense são as palavras portuguesas, de origem latina, que vieram com os portugueses.
Quanto à pronúncia, o ponto principal que devemos observar é que o cearense pronuncia as vogais " e " e " o " com som aberto, quando localizadas em sílabas átonas anteriores às tônicas, enquanto que em outros Estados elas são pronunciadas com som fechado.
O povo cearense possui uma maneira de falar que lhe é muito característica. Essa peculiaridade se observa basicamente na pronúncia e na entonação da voz, além, evidentemente, do uso muito frequente dos vocábulos e expressões típicas relacionados no dicionário ( figura à esquerda acima ).
Quando a população brasileira vai começar a diminuir?
Quais alimentos possuem bactérias?
Qual as maiores fazendas do Brasil?
Quando a pessoa fala dormindo ela fala a verdade?
Quem elabora os Protocolos Clínicos?
O que diz o princípio de conservação do momento?
Quais elementos sofrem oxidação é quais sofrem redução?
Qual é a flor mais cara do mundo?
Qual a melhor tinta para tirar mofo?
Como fazer amigos depois dos 60 anos?
Quanto custa as certidões do 1 ao 4 ofício RJ?
Quais as plantas que têm bulbo?
O que é cooperativa e qual a sua importância?
Quais são os tipos de obesidade infantil?