Uma Cidade inteligente é uma cidade que usa tipos diferentes de sensores eletrônicos para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente.
Uma Cidade Inteligente usa Tecnologias da Informação e Comunicação para: Fazer uso eficiente de estrutura física das cidades (ruas, estradas, ambiente urbano, IoT) através da Inteligência Artificial, Big Data e Análise de Dados, para, por fim, retornar benefícios no desenvolvimento econômico, social e cultural.
O que faz uma cidade ser considerada inteligente?Governo e políticas públicas. ... Regulamentação. ... Tecnologia e inovação. ... Telecomunicações. ... Segurança. ... Finanças, investimentos e desenvolvimento econômico. ... Transporte e mobilidade. ... Energia.
Segundo a união Européia, Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.
CARACTERÍSTICAS DE UMA SMART CITY
Automatização e controle de edifícios. Planejamento urbano eficiente. Mobilidade urbana e transporte público sustentável. Gestão inteligente dos resíduos sólidos.
31 curiosidades que você vai gostar
Cidades inteligentes: uma construção processual
Especialistas internacionais apontam quatro estágios no avanço e na transformação das cidades em direção a um panorama inteligente: vertical; horizontal; conectado; inteligente.
Uma formação urbana ou um aglomerado humano, para ser mais adequadamente chamada de "cidade", deveria apresentar um certo conjunto de aspectos, entre os quais (1) um determinado qualitativo populacional formado por indivíduos socialmente heterogêneos, (2) uma localização permanente, (3) uma considerável extensão ...
Top 10 Smart Cities No Mundo1 Dubai. Localizada nos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem como meta digitalizar todos os serviços públicos até 2021. ... 2 Londres. A capital da Inglaterra é um bom exemplo de smart cities. ... 3 Amsterdam. ... 4 Barcelona. ... 5 Hong Kong. ... 6 Singapura. ... 7 Copenhague. ... 8 Nova York.
Na década de 90, iniciaram-se os primeiros estudos buscando desenvolver o conceito de Smart Cities, fundamen- tados no desenvolvimento, aplicação e utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs).