A retífica cilíndrica é aplicada para retificar peças de apoio à produção, como reforma de máquinas, moldes de ferramentas das máquinas, assim como em peças destinadas aos mais diversos sistemas mecânicos, elétricos, hidráulicos e automotivos.
A retificadora cilíndrica universal retifica superfícies cilíndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfícies planas em eixos rebaixados que exijam faceamento. A peça é fixa, por exemplo, a uma placa universal como a utilizada no torno, que é dotada de um movimento de rotação.
Para Nussbaum (1988), o processo de Retificação Centerless constitui-se pelo fato de não haver pontos de fixação na extremidade da peça a ser usinada. É constituída por dois rebolos, um de arraste, que regula a velocidade periférica da peça a ser usinada e por um rebolo de corte que realiza o processo de retificação.
Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.
Basicamente, na retífica plana, uma peça é fixada sobre uma placa magnética, de forma a manter a fixação correta e garantir uma precisão ainda maior.
O serviço de retífica centerless usina peças de superfícies cilíndricas externas, como eixos, pinos, buchas, roletes, tubos, entre outros, que são normalmente utilizadas para produção em série. Para isso, utiliza-se uma retificadora sem centros.
O sobremetal deixado para o processo de retificação é de ordem de 0,2 a 0,5 mm. Os virabrequins de motor a combustão, por exemplo, depois de confeccionados, têm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora.
Existem dois componentes básicos em um esmeril de superfície , que são o rebolo e uma mesa móvel. A mesa tem uma mesa de trabalho que pode acomodar sua peça de trabalho. Se por algum motivo você não puder segurá-lo, você também pode usar um eletroímã para segurar o trabalho firmemente.
Retíficas são máquinas altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos.
Gradativamente, ao longo do século XX, as retificadoras cilíndricas foram se modernizado. Inicialmente, ocorreu a substituição dos acionamentos centralizados derivados dos eixos nos tetos das fábricas, movimentados por uma máquina a vapor central, por motores elétricos de corrente alternada trifásica individuais para cada movimento da máquina.
O processo de retificação é executado por ferramentas chamadas de rebolos, que são ferramentas fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilíndricos, ovalizados, esféricos, etc. Em geral, as ferramentas são fixadas a eixos e giram em altíssima rotação. Quando elas já vem presas em um eixo são chamadas de ponta montada.
Retífica é por definição um processo de corte por abrasão, na qual as partículas abrasivas atuam como uma ferramenta de corte (um bit, por exemplo) e ligante atua como o porta ferramentas (de um processo de torneamento, por exemplo).
Retíficas são máquinas altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao ...