Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
O mutualismo é um tipo de relação ecológica interespecífica em que as duas espécies envolvidas se beneficiam. ... Um exemplo clássico de mutualismo é a interação que ocorre entre fungos e algas. Outro exemplo, também muito utilizado, é a associação de fungos nas raízes de plantas leguminosas.
Exemplos de competição intraespecífica
A territorialidade é um exemplo clássico de competição intraespecífica. Nesse fenômeno, indivíduos de uma mesma espécie marcam seu território, impedindo que outros invadam esse espaço. A disputa por um mesmo território acontece mais frequentemente na época de acasalamento.
As relações ecológicas intraespecíficas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Sociedade, colônia, competição intraespecífica e canibalismo são exemplos de relações intraespecíficas. As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
Competição interespecífica é a relação ecológica em que duas espécies de uma comunidade lutam pelos mesmos recursos do ambiente, tais como água, alimento, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros para reprodução. Por exemplo, espécies que comem capim, como os gafanhotos e o gado, competem por alimento.
17 curiosidades que você vai gostar
Competição intraespecífica e competição interespecífica
A competição por recursos no ambiente pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie, sendo esta a competição intraespecífica, ou entre indivíduos de espécies diferentes, caracterizando-se como competição interespecífica.
Nas competições interespecíficas, a luta por um recurso acontece entre indivíduos de espécies diferentes. Essa luta pode ocorrer por território, alimento, luz e água, por exemplo. Diferentemente da competição intraespecífica, não há casos de disputas por parceiros sexuais.
As relações mantidas entre os organismos de uma comunidade biológica são denominadas relações ecológicas. Estas relações são classificadas como relações intraespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, ou interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.
As relações ecológicas intraespecíficas são aquelas interações que ocorrem entre organismos de uma mesma espécie. ... Elas podem ocorrer entre organismos de uma mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. As interações entre indivíduos da mesma espécie recebem o nome de relações intraespecíficas.
Rêmora e tubarão
A relação entre a rêmora e o tubarão é um caso clássico de comensalismo. ... A rêmora permanece presa ao tubarão e se alimenta dos restos de comida que saem da boca do animal. É uma relação harmoniosa, pois a rêmora obtém alimento e o tubarão não sofre qualquer prejuízo.
Predatismo ou predação é uma relação ecológica em que um organismo mata outro para se alimentar.
...
Veja alguns deles:Leão alimentando-se de uma zebra.Tubarão alimentado-se de uma foca.Serpente alimentando-se de um camundongo;Crocodilo alimentando-se de um gnu;Orca alimentando-se de peixes.
Diferentes tipos de interações interespecíficas tem efeitos distintos nos dois participantes, que pode ser positivo (+), negativo (-) ou neutro (0). Os principais tipos de interações interespecíficas incluem competição (-/-), predação (+/-), mutualismo (+/+), comensalismo (+/0), and parasitismo (+/-).
Relações Harmônicas Interespecíficas. As relações harmônicas interespecíficas, também conhecida como relações heterotípicas, ocorre entre seres de espécies diferentes. Elas são divididas em: mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo.
Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo. Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado.
As relações ecológicas Intraespecíficas são aquelas que acontecem entre seres vivos em um determinado ambiente e de uma mesma espécie. Quando elas são Intraespecíficas Harmônicas, entendemos que os seres envolvidos na relação se beneficiam.
Quando uma interação negativa acontece entre indivíduos de diferentes espécies temos as relações interespecíficas desarmônicas, que podem ser divididas em competição, predação e parasitismo.
Interespecífica: essa relação também é chamada de heterotípicas e ocorre entre espécies diferentes; Harmônica: diz respeito a relação em que não há prejuízo para nenhum dos organismos envolvidos; Desarmônica: essa relação por sua vez consiste no prejuízo para, pelo menos, um dos organismos envolvidos.
Herbivoria é uma forma de predação na qual a presa é uma planta. Populações de predadores e presas influenciam mutuamente a dinâmica umas das outras. Os tamanhos das populações de predadores e presas geralmente aumentam e diminuem em ciclos associados.
Quando a competição é interespecífica, as espécies estão competindo pelos recursos, tais como água e alimento. Nesse caso, ambas as espécies possuem os mesmos hábitos alimentares e necessitam do mesmo recurso. Como falamos de espécies diferentes, não há briga por parceiras sexuais.
Protocooperação e Mutualismo
A única diferença entre elas é que a protocooperação é uma relação não obrigatória. Enquanto isso, o mutualismo possui caráter obrigatório, onde as duas espécies precisam uma da outra para a sobrevivência. Quando o mutualismo é obrigatório, ele também pode ser chamado de simbiose.
Os autores que aceitam essas duas relações como distintas consideram o inquilinismo uma relação ecológica que está associada à obtenção de abrigo ou suporte, enquanto o comensalismo preocupa-se apenas com a alimentação, com um organismo alimentando-se dos restos alimentares de outro.
A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), promovendo a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos demais ...
Alternativa d) Mutualismo. Comentário: No mutualismo ambos se beneficiam da associação que é tão profunda que se torna essencial a sua sobrevivência. No caso do gado bovino e microrganismos, a relação é fundamental para a existência das espécies.
Predatismo: essa relação ecológica que frequentemente envolve indivíduos pertencentes a diferentes níveis tróficos ocorre quando o predador alimenta-se da presa.
O que causa retenção de líquido no corpo humano?
Quais são os termos de uma potência?
Quais os efeitos dos probióticos?
Qual é o Pokémon Shiny mais bonito?
Onde surgiu como foi difundido o sistema de numeração decimal?
Como comprar 1gb de internet na Claro por 5 reais?
Quantas borrifadas de minoxidil na barba?
Por que a região Sudeste é considerada a locomotiva do Brasil?
Quais são os tipos de perda de memória?
O que acontece se o pneu ficar careca?
O que significa a bandeirinha laranja no Direct do Instagram?
Quantos amperes tem a rede 110V?
O que pode ser estômago alto é duro?
O que é aposentadoria voluntária integral?