Rede de computadores ou Rede de dados, na informática e na telecomunicação é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação interligados por um sistema de comunicação digital, guiados por um conjunto de regras para compartilhar entre si informação, serviços e, recursos físicos e lógicos.
De uma maneira simplificada, uma rede de computadores pode ser definida como uma estrutura de computadores e dispositivos conectados através de um sistema de comunicação com o objetivo de compartilharem informações e recursos entre si. Tal sistema envolve meios de transmissão e protocolos. ... Comunicação.
Em termos mais simples, uma rede consiste em dois ou mais computadores que estão conectados para compartilhar informações. Todas as redes, não importa quão complexas sejam, baseiam se neste principio simples.
Principais tipos de rede de computadores
VPN – Virtual private network. ...
LAN – Local area network. ...
MAN – Metropolitan area network. ...
RAN – Regional area network. ...
WAN – Wide area network.
As redes também proporcionam economia; podemos através dela compartilhar recursos (impressora) e serviços (Internet) com vários usuários na rede, permite também através do compartilhamento de informações o trabalho em equipe dos colaboradores.
39 curiosidades que você vai gostar
Desde muito tempo, o ser humano sentiu a necessidade de compartilhar conhecimento e estabelecer relações com pessoas distantes. Na década de 1960, durante a Guerra Fria, as redes de computadores surgiram com objetivos militares: interconectar os centros de comando dos EUA para proteção e envio de dados.
Quais são os tipos de redes
Consideram-se geralmente três categorias de redes a rede LAN (local area network), a rede MAN (metropolitan area network) e a rede WAN (wide area network).
A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos (Internet Protocol Suite ou TCP/IP) com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.
Alguns dos exemplos mais comuns no nosso dia a dia são as redes locais (LAN), as redes pessoais de Bluetooth (PAN) e as redes de longas distâncias (WAN). O que costumamos chamar de “internet” é o conceito geral de rede que abrange todos os computadores conectados no mundo.
Enquanto o rádio normal usa frequências em Kilohertz e Megahertz, uma rede Wi-Fi trabalha com ondas em Gigahertz. É através destas ondas que o sinal Wi-Fi funciona. Ele é mandado através de cabos telefônicos ou de fibra ótica (na maioria dos casos) para cada roteador.
A Internet é uma rede de computadores mundial de acesso de público ilimitado que utiliza uma infra-estrutura de telecomunicações homogênea. ... A comunicação entre computadores da rede é feita através do protocolo TCP/IP que gerencia e encaminha mensagens de dados entre os computadores.
Hardware de rede, como cabeamentos, roteadores, comutadores e hubs. Recursos de rede adicionais, como impressoras e servidores de arquivos. Conectividade com a Internet. Acesso remoto.
A internet é um sistema de redes de computadores mundial que usam um conjunto de redes padrão de IP (Protocolo de Internet) ou TCP (Protocolo de Controle de Transmissão), unindo milhões de redes públicas e privadas. ... O acesso à intranet é feito em uma rede local, por meio de um login de identificação e senha.
Comunicação em rede refere-se a transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. Com o surgimento das novas tecnologias, muito tem facilitado a informação circular livremente, emitida de pontos diversos.
Quais os diferentes tipos de topologias de rede? Anel, Árvore, Barramento, Estrela, Híbrida, Malha e Ponto a Ponto. Como pode notar, todas as técnicas apresentam um nome bem ilustrativo, pois fazem uma alusão visual à forma como você está organizando a sua rede.
Os dois tipos de rede mais conhecidos e utilizados em nosso cotidiano: A Local Area Network (LAN) e a Wide Area Network (WAN). Qualquer rede de computadores exige equipamentos e regras para estabelecer comunicação entre os nós, como cabos, modens, roteadores, placas e portas de comunicação.
Quais os principais protocolos da Internet?
TCP/IP. Como adiantamos, o TCP/IP é a combinação de dois outros protocolos. ...
HTTP e HTTPS. Entre os mais usados e dos mais antigos, o HTTP (HyperText Transfer Protocol), é o que é usado toda vez que acessamos um site. ...
XMPP. ...
POP, IMAP e SMTP. ...
DHCP. ...
FTP, SFTP e FTPS. ...
SSH.
Obtendo informações sobre as redes Wi-Fi
SSID – Service Set Identifier: conjunto de caracteres que identifica uma rede;
Endereço MAC – Media Acess Control: conjunto de 12 dígitos hexadecimais que identificam uma placa de rede;
Tipo de PHY – Tipo de protocolo: que pode ser 802.11g ou 802.11n;
Hardware de Rede
Elementos de Cabeamento: Cabo coaxial. Cabo de fibra óptica. Cabo de par trançado. Repetidor. Transceptor.
Estação de trabalho.
Placa de rede.
Concentrador (hub)
Comutador (switch)
Roteador (router/gateway)
Modem.
Porta de Ligação (gateway router)
LAN. ... Dentre os tipos de rede, essa é a configuração típica de uma rede local (LAN – Local Area Network). As redes LAN cobrem uma área limitada, com uma faixa estreita de IPs. As redes da sua empresa, de uma universidade e de um hospital podem ser uma LAN, por exemplo.
Um exemplo clássico de uma rede tipicamente WAN é a própria Internet pelo fato de abranger uma área geográfica global, interligando países e continentes.
Mas antes, é preciso ter em mente quais são as principais redes sociais e as características e particularidades de cada uma delas!
1. Facebook. O Facebook é um gigante das redes sociais. ...
Instagram. No Brasil, 79% dos usuários de Internet usam o Instagram. ...
WhatsApp. ...
YouTube. ...
LinkedIn. ...
Twitter. ...
Pinterest. ...
TikTok.
Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional.
Quando falamos de redes de comunicação, entendemos os protocolos como um conjunto de regras e procedimentos objetivos que controlam a troca de dados entre máquinas e sistemas de automação, garantindo que as “conversas” entre eles sejam eficientes e sem perdas.
A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa.
Quantas vezes ler um texto para memorizar?
Como hidratar o cabelo marsala?
Como manter o churrasco quente na mesa?
O que fazer para manter o cabelo azul?
Como manobrar uma prancha de surf?
Como manter o alimento quente na Bolsa termica?
Como fazer manifestação para o universo?
Tem como fazer um Rasengan na vida real?
Qual lado do papel alumínio mantém a comida quente?
Como podemos localizar os pontos cardeais durante a noite?
Como é feita a carne de hambúrguer do McDonalds?
Qual verniz mantém a cor da madeira?