A Receita Operacional Líquida (ROL) é uma subdivisão da receita líquida da empresa, que corresponde ao montante recebido pela venda de seus produtos ou prestação de serviços. Ou seja, as receitas operacionais envolvem o ingresso diretamente relacionado com a atividade fim da empresa.
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
A receita operacional é a demonstração de todos os recursos gerados por uma empresa na sua atividade-fim. Em outras palavras, significa o montante que é recebido pela prestação de serviços ou pela venda de produtos.
O lucro operacional é o lucro derivado exclusivamente da operação da empresa e no mercado financeiro ele é conhecido também como EBIT. Para determinar qual foi o lucro operacional da companhia, basta descontar as despesas operacionais, comerciais e administrativas.
De acordo com Iudícibus e Marion (2018), ao tratar de outras despesas e receitas operacionais, “como outras receitas operacionais podem ser destacadas a venda (alienação) de bens do ativo não circulante (investimentos, imobilizado, intangíveis), a receita de venda de sucata e os resultados positivos dos investimentos ...
20 curiosidades que você vai gostar
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
Receita operacional bruta
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Imagine que as despesas operacionais do negócio durante o mês de referência foram de R$ 6.000. Subtraindo essas despesas do seu lucro bruto, teremos como resultado o seu lucro operacional: Lucro operacional líquido = 28.000 - 6.000 = R$ 22.000.
Para calcularmos o lucro operacional de uma companhia a partir de um demonstrativo de resultados (DRE) poderemos partir de duas formas: Lucro operacional = Receita – despesas operacionais. Lucro líquido + juros + impostos.
Margem Operacional é um indicador financeiro que mede a eficiência operacional de uma empresa. Ela mostra os resultados operacionais, indicando as receitas e os lucros: a saúde financeira, a partir da divisão do lucro operacional pela receita líquida.
A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida.
A Demonstração do Resultado de Exercício, mais conhecida como DRE, é um documento que demonstra se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo. Para chegar ao veredito final, ela leva uma série de fatores em consideração.
Receita Operacional Bruta – ROB A Receita Operacional Bruta ou Receita Bruta (ROB) representa o total geral das vendas, isto é, a soma das receitas operacionais da empresa.
Receitas e despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
Normalmente, trata-se de ganhos ou perdas. São exemplos ganhos ou perdas de capital: lucros ou prejuízos na venda de itens do ativo permanente; venda de um veículo, com lucro ou prejuízo, venda de máquinas, equipamentos, etc.
Já as despesas não operacionais são aquelas que não estão relacionadas à natureza da empresa. Por exemplo: subvenções para investimentos, inclusive isenção ou redução de impostos, implantação de um empreendimento, receita com dividendos, indenização de seguros e juros sobre empréstimos.
Como deve ser feita a apuração dos resultados?Ativo: representa todos os bens, os direitos e os valores a receber de uma entidade. ... Passivo: representa todas as obrigações financeiras de uma empresa junto a terceiros, ou seja, todas as dívidas contraídas, contas a pagar, fornecedores etc;
São considerados custo operacional despesas como: Água, Luz, Internet, Funcionários, Telefone, etc. Para se calcular o custo operacional do seu negócio é bem simples: Basta você pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses (geralmente os últimos 3 meses), e dividir pela média de vendas no mesmo período.
O lucro operacional de uma empresa é o valor que a empresa obtém de suas atividades principais de produção e venda. Ou seja, menos as despesas operacionais necessárias à realização dessas vendas, como gastos com marketing, aluguéis, entre outros.
Como se calcula o LAJIR
Para calcular o lucro operacional de uma empresa, basta subtrair da receita líquida todas as despesas operacionais. A fórmula que pode ser usada é a seguinte: LAJIR = Receita de Vendas - Custos Fixos Totais - Custos Variáveis Totais.
Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
A estrutura da DRE segue o seguinte esquema:
Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
São todos as entradas e saídas relacionadas à manutenção da atividade da empresa, como luz, internet, aluguel, folha salarial dos demais funcionários, despesas administrativas, juros sobre o capital próprio ou de terceiros, entre outros.
A receita operacional se distingue das receitas financeiras, que por sua vez não são gerados pelo negócio da empresa. E sim, provenientes de juros, descontos, dividendos ou resultados de operações financeiras, por exemplo. A receita operacional mostra o quanto a empresa de fato gera com a sua operação.
É preciso imprimir o boleto para pagar na lotérica?
Qual vegetal nativo do Brasil?
Qual a diferença entre efeito suspensivo ope legis e ope Iudicis?
Para que serve o chá de citronela?
Como fazer mediação de conflitos na escola?
Pode esfoliar a virilha com açúcar?
O que significa identificador do processo?
Quais são as células que fazem parte do sistema nervoso?
Quais as contra indicações do Microagulhamento?
O que é o policiamento ostensivo?
Porque esperar 72 horas para cremar?
Quanto cobrar por um laudo pericial de engenharia?
Qual o pneu ideal para o Cobalt?
Como acender a tela do iPhone 8 com dois toques?