Radionovela é um tipo de drama radiofônico no formato de uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, produzida e divulgada em rádio, principalmente na América Latina.
A radionovela é um rádio drama voltado à ficção e ao romance. Os fatores que mais captavam a atenção do ouvinte eram as histórias, os atores e os efeitos sonoros. Muitas histórias vinham principalmente de Cuba e do México e então eram traduzidas e interpretadas por atores brasileiros.
Início das telenovelas no Brasil A primeira radionovela foi ao ar no Brasil em 5 de junho de 1941. Era uma história cubana adaptada por Gilberto Martins chamada “Em Busca da Felicidade”. Ia ao ar pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro às segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h30 da manhã.
Combinando voz, música, efeitos sonoros e silêncio (elementos que compõem as mensagens sonoras), as radionovelas foram um fenômeno de época, mas também emissões com a adaptação de A guerra dos mundos, por Orson Welles, episódios importantes que mostram a força da palavra falada, no caso, mediatizada pelo rádio.
As radionovelas eram histórias seriadas, irradiadas às segundas, quartas e sextas-feiras ou às ter- ças, quintas e aos sábados. A duração variava, indo de um mês até dois anos, como foi o caso de Em busca da felicidade, que ficou em cartaz de 19.
Radionovela: iniciativas digitais revivem formato que foi sucesso no rádio. Os podcasts estão cada vez mais populares. E, antes, o que tinha o caráter mais informativo, abriu espaço para outros formatos, como os bate-papos, leituras, programas de entrevistas e para a dramaturgia, como é o caso da radionovela.
5 de junho de 1941
A primeira radionovela transmitida no Brasil, Em busca da felicidade, foi ao ar em 5 de junho de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Era uma adaptação de Gilberto Martins1 do origi- nal cubano de Leandro Blanco.
Vale a pena esclarecer uma coisa que volta e meia me perguntam: qual a diferença entre radioteatro e radionovela? Define-se radioteatro como qualquer representação teatral através do rádio. Radionovela é o radioteatro em capítulos. Ou seja, toda radionovela é radioteatro, mas nem todo radioteatro é radionovela.
As radionovelas estimulavam a imaginação dos ouvintes. Era a magia do rádio que permitia se acompanhar uma boa história apenas por meio de vozes e som ambiente. Os recursos eram poucos, apenas os chamados radioatores protagonizando as tramas com a utilização da voz e os criativos efeitos de sonoplastia.
A radionovela trabalha com o imaginário, sonhos e desejos. A narrativa provoca nos ouvintes emoço e fantasia, a sonora se encarrega de chamar atenção, fazendo com que estes se sintam participantes.
Aliás, o maior sucesso em radionovela de todos os tempos foi “O Direito de Nascer” (1951), do cubano Félix Caignet, que ficou três anos no ar e que chegou a ser chamada popularmente de "O Direito de Encher". Entre os brasileiros pioneiros na radiodramaturgia, estão Oduvaldo Vianna, Amaral Gurgel e Gilberto Martins.
Uma outra curiosidade sobre as novelas do rádio é que elas não tinham uma duração praticamente fixa, como existe hoje nas produções televisivas. Elas poderiam durar 2 meses, mas também chegavam a 2 anos.
Desse total de autores, 23 deles foram responsáveis por 71,6% do total das novelas irradiadas através da Rádio Nacional.
Assim, a primeira radionovela transmitida no Brasil pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi Em busca da Felicidade, original cubano de Leandro Blanco, com adaptação de Gilberto Martins. Também são consideradas pioneiras as radionovelas Fatalidade, escrita por Oduvaldo Vianna e a radionovela Mulheres de Bronze, baseada num folhetim francês.
Como medir fusível térmico com multímetro?
Qual a melhor forma de guardar whisky?
O que eu sei sobre estereótipos?
Porque aferir pressão arterial no braço direito?
O que fazer para roupa branca não amarelar?
Como melhorar sua velocidade agilidade e resistência?
Como calcular a potência de um autotransformador?
Qual é a escala para medir capacitor?
Como calcular a velocidade de um satélite?
O que fazer para melhorar minha autocrítica?
Como fazer a garrafa ficar em pé?