O dicionário Houaiss definiu provação como “situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põe à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo” e ao definir prova ele coloca como sinônimo de provação. Aceitar este conceito tem uma consequência importante no entendimento espírita da vida.
A expiação implica necessariamente a ideia de um castigo mais ou menos penoso, resultado de uma falta cometida. A prova implica sempre a de uma inferioridade real ou presumível, porque o que chegou ao ponto culminante a que aspira, não mais necessita de provas.
Expiação decorre de faltas cometidas pelo Espírito. Segundo a questão 998 d´O Livro dos Espíritos, a expiação se cumpre durante a existência corporal mediante as provas a que o Espírito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do Espírito.
Mundos de Provas e Expiações correspondem a mundos que ainda predomina o mal. A superioridade da inteligência, num grande número de seus habitantes, indica que eles não são um mundo primitivo.
É a aplicação da lei de causas e efeitos. Allan Kardec em “O Evangelho Segundo o Espiritismo” explica que a origem da nossa dor, parte de duas fontes distintas: as que são geradas na vida presente e as que têm origem em existências pretéritas.
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Por que sofremos tanto com angústias, depressões, dores afetivas, frustrações, traumas e outras tantas emoções? Em essência, as pessoas sofrem porque tendem a interpretar tudo sob uma ótica dramática. E também em função de fatores educacionais: não aprenderam a gerar confiança em si mesmas.
O verbo sofrer indica sentir (dor física ou moral); padecer, ter sintomas. Então podemos estabelecer que o sofrimento é um sentimento inerente da natureza da vida. Qualquer ser vivo pode experimentar o sofrimento, seja ele físico ou seja ele psicológico.
Cumprimento da pena ou castigo (que se reputa equivalente à culpa ou delito). 3. Sacrifício expiatório; penitência.
Nosso planeta já está em processo de regeneração. Vão ocorrer mudanças nos aspectos físico e espiritual, no processo de desencarnação e reencarnação, e nosso planeta terá uma nova cara entre 2057 e 2060, após a transição que está acontecendo, como já anunciado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
No concerto universal encontramos mundos de diferentes categorias: mundos primitivos, mundos de provas e expiações, mundos de regeneração, mundos ditosos, mundos celestes ou divinos, etc.
Segundo "O Espiritismo A a Z", "Umbral é um imenso território da névoa que desempenha as funções de alfândega da espiritualidade". Situado entre a Terra e o Céu, é dolorosa região de sombras, erguida e cultivada pela mente humana, em geral rebelde e ociosa, desvairada e enfermiça.
A dor é um alerta da natureza, que anuncia algum mal que está nos atingindo e que precisamos enfrentar. Se não fosse a dor sucumbiríamos a muitas doenças sem sequer nos dar conta do perigo. “O sofrimento é inerente ao estado de imperfeição, mas atenua-se com o progresso e desaparece quando o Espírito vence a matéria”.
Deve alguém pôr termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso?
Prova podemos dizer ser uma experiência, um ensaio, uma demonstração evidente. Expiação é cumprimento de pena, consequência da prática de ato equivocado. Em síntese, é o que nos elucida o Novo Aurélio – Dicionário da Língua Portuguesa.
Há os mundos primitivos, os mundos de expiação e provas, os mundos de regeneração, os mundos felizes ou ditosos e os mundos celestes. Nos chamados mundos de expiação e provas, que é a atual condição da Terra, o mal predomina e é essa a razão por que neste planeta o homem vive a braços com tantas misérias.
Devemos Esperar que o Mundo de Regeneração negue todo o primitivismo. A regeneração é contrária à violência, egoismo, individualismo e o materialismo presente no estágio de Provas e Expiações. O Mundo de Regeneração parte do avanço moral da sociedade, evolução esta que vai em busca da fraternidade dos povos.
O tempo é algo muito valioso na vida do espírito. Quando encarnados seguimos um cronograma estabelecido por nós e nossos mentores e podemos atingir o que nos propomos ou nos afastar de acordo com nosso livre arbítrio.
Mundos de regeneração, nos quais os Espíritos que ainda têm o que expiar haurem novas forças, repousando das fadigas da luta. Mundos ditosos, onde o bem sobrepuja o mal. Mundos celestes ou divinos, habitações de Espíritos depurados, onde exclusivamente reina o bem.
No sentido de cobrir, a expiação significava, no antigo Israel, tomar um cordeiro e sacrifica-lo para cobrir o pecado (cf. Lv 4, 13-21). A expiação em Israel começava pelo sacerdote e sua casa, que oferecia um novilho em sacrifício pelo pecado.
A teoria governamental ensina que Cristo sofreu por toda a humanidade. Assim, Deus perdoou o ser humano e separou-o da punição enquanto manteve a justiça divina.
Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas. Cada vez que sofremos, somos levados a acreditar que a dor presente é a dor maior.
Segundo várias obras espíritas e espiritualistas em geral, pelo menos na maioria das vezes, esse sofrimento é a quitação de alguma dívida kármica de outra vida. ... Logo, isso vem no nosso código genético e perispiritual, e na idade ou período da vida programado, virá a tona.
O sofrimento pode ter sido enviado por Deus não como uma punição, mas apenas e tão somente como uma lição que Ele entende necessário que passemos em nossa existência terrena. Nunca sabemos os infinitos desdobramentos que cada situação pode causar, por isso jamais devemos julga-Lo ou acusá-Lo de injusto.
A dor é a alavanca que força o homem a mudar pois seus atos, sentimentos e pensamentos estão em desacordo com a harmonia e a saúde do espírito. As crises violentas de dor e sofrimento muitas vezes são necessárias ao Espírito reincidente em suas faltas.
O que o espiritismo diz sobre a dor? De acordo com a doutrina espírita tanto a dor como o sofrimentos são passageiros | temporários. Sendo assim, eles podem ser melhorados por meio de mudanças de hábitos, ações e atitudes.
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