É a modalidade de culpa decorrente da inaptidão técnica no exercício de arte, ofício ou profissão. Configura-se a imperícia quando o agente causa dano a outrem por falta de conhecimentos técnicos, isto é, por não possuir o conhecimento que deveria, em virtude de qualificação profissional.
Como vimos, a imperícia ocorre quando alguém que deveria dominar determinada técnica ou ter determinada habilidade não domina ou não tem. É o exemplo do médico que deveria tratar da unha encravada e amputa o dedo da pessoa sem querer: ele tinha a obrigação de saber como tratar a unha encravada.
Imperícia médica
Um profissional que executa um procedimento, mesmo dentro de sua área de atuação, mas que não possui a capacitação suficiente, também comete imperícia.
São exemplos de imperícia: não saber dirigir um veículo e dirigir, não estar habilitado para uma cirurgia que exija conhecimentos apurados e mesmo assim realizar tal cirurgia. Imperícia, por outro lado, não se confunde com erro profissional.
A imperícia reveste-se da falta de conhecimento ou de preparo técnico ou habilidade para executar determinada atribuição. Trata-se, portanto, de uma atitude comissiva (de cometer ou agir) por parte do profissional, expondo o cliente a riscos e com a possibilidade de acometimento danoso à integridade física ou moral(9).
44 curiosidades que você vai gostar
Um ato de imperícia é realizado quando um profissional de enfermagem desenvolve um procedimento pelo qual não tem competência. Por exemplo, quando um técnico de enfermagem realiza uma evolução de enfermagem, ele está cometendo uma imperícia pois a evolução de enfermagem é um ato privativo do enfermeiro.
Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.
3 — IMPERÍCIA: A imperícia é uma falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica. No caso, o indivíduo não leva em consideração o que conhece e/ou deveria conhecer, assumindo a ação sem aptidão para desenvolvê-la.
A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.
Quem tem deficiência de ferro pode doar sangue?
Como remover barra de pesquisa da tela inicial?
Como saber como está o andamento de um processo?
Qual é a função da diplomacia nas relações internacionais?
São exemplos de hardwares internos?
O que significa os anos no whisky?
Quais são as sanções disciplinares?
Quais são as características da modernidade tardia?
Qual o valor do ticket alimentação da Coca-cola?
Quando se deve usar o parágrafo?
Qual CST para Zona Franca de Manaus?