A adaptabilidade é a capacidade de se adaptar diante de novos cenários ou transformações. Trata-se de uma qualidade que pode ser aplicada em diversos campos de estudo, a exemplo da biologia.
A adaptabilidade pode ser definida como a capacidade de se adaptar a novas situações, circunstâncias e necessidades. A pessoa que desenvolve esse tipo de habilidade consegue viver, sem tantos prejuízos emocionais, sob condições distintas daquelas as quais sempre esteve acostumada.
Martin da University of New South Wales, que identificou três componentes de adaptabilidade:
Confira algumas dicas para tornar-se um profissional com adaptabilidade:
Nesse cenário, surge a importância da adaptabilidade: a capacidade de o indivíduo conseguir se adaptar às rápidas mudanças e sobreviver às reviravoltas. Esse é, portanto, um atributo comportamental e emocional de extrema necessidade para conseguir bons resultados em sua carreira.
Assim, a adaptabilidade de carreira diz respeito à capacidade da pessoa em se adaptar e lidar ativamente com as alterações na trajetória de carreira, sejam essas mudanças internas ou externas, esperadas ou não. ... Preocupação: diz respeito à preocupação do indivíduo em relação ao seu futuro como trabalhador.
Adaptabilidade é a capacidade que um indivíduo tem de se adaptar, de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Trata-se da aptidão de viver em condições diferentes daquelas as quais está naturalmente acostumado.
Adaptabilidade significa ser flexível quando as coisas mudam....Nós podemos melhorar a nossa flexibilidade ao adotar algumas estratégias:
Adaptabilidade profissional é a capacidade de se ajustar às mudanças e transformações dos processos do ambiente corporativo. É a capacidade de lidar da melhor forma possível com os novos desafios e mudanças na rotina em geral.
O conceito de adaptabilidade é muito similar à expressão: resiliência. Se as transformações são inevitáveis, então é melhor administrá-las de maneira positiva, tirando o que cada momento tem de melhor. Hoje em dia, são muitas as exigências, tanto externas, quanto internas.
A adaptabilidade também se revela na prática dos relacionamentos interpessoais. As pessoas mais flexíveis sabem considerar a opinião e ideias dos seus colegas de trabalho, sem desvalorizar as suas próprias.
Adaptabilidade é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Por isso, podemos dizer que essa característica determina a sobrevivência dos profissionais, tanto com relação à conquista daquela vaga tão desejada, quanto ao desempenho alinhado às novas exigências do mercado.
Trata-se da aptidão de viver em condições diferentes daquelas as quais está naturalmente acostumado. Algumas pessoas possuem esse comportamento mais latente, outras apresentam certa dificuldade em lidar com mudanças, mas todos podem e devem desenvolver e fortalecer essa habilidade.